Indicadores para a região de Lisboa | ESTRUTURA DEMOGRÁFICA
Dimensão Média da Família
Analisando os dados dos Censos 2011 (INE), a dimensão média das famílias tem diminuído de uma forma generalizada na Área Metropolitana de Lisboa, passando em 2011 a ser de 2,42 membros na Grande Lisboa e 2,48 na Península de Setúbal, quando em 2001 era de 2,6 e 2,7, respetivamente. As famílias da AML caracterizam-se por ter, em média, uma dimensão inferior à de Portugal (2,58). A diminuição da dimensão média da família é extensível ao País que, em 2001, apresentava em média 2,8 membros por família e, em 1991, 3,1 elementos.
Esta evolução deve-se essencialmente a vários fatores: a diminuição da taxa de natalidade e concomitantemente a diminuição generalizada do número de filhos; o desmembramento de famílias, expresso no aumento da taxa de divorcialidade; o envelhecimento populacional; o surgimento de novos modelos de família.
Mafra, Palmela, Sintra e Alcochete destacam-se pelos valores mais elevados – 2,6 membros. Lisboa, com uma média de 2,2 pessoas por família, é o município onde as famílias são mais pequenas. Loures também viu a dimensão das suas famílias a diminuir: de 2,8 elementos para 2,5.
Índice de Envelhecimento
A AML tem registado um notório envelhecimento da população residente, embora a um ritmo mais lento do que o resto do país. O índice de envelhecimento progrediu de forma mais rápida na Península de Setúbal que na Grande Lisboa, contudo, à medida que nos afastamos do centro (concelho de Lisboa) para a periferia o índice de envelhecimento tende a diminuir, o que poderá ser explicado pelo facto dos concelhos mais afastados serem polos de destino de emigração.
Lisboa é claramente o município com o índice de envelhecimento mais elevado (187), seguido pelo Barreiro (152) e Almada (141). Na margem norte, os concelhos mais jovens são Sintra, Mafra e Vila Franca Xira. A sul, Alcochete é o município com menor índice de envelhecimento (77). Loures é o 5º município mais jovem da grande Lisboa e o 10º no seio da AML (Fonte: Censos 2011).
saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3)
regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)