Uso eficiente da água

Uso eficiente da água

 

Existe, no Município de Loures, um plano estratégico de otimização do abastecimento, que tem como objetivo reduzir, num prazo de quatro anos, as perdas de água em cinquenta por cento. Com uma rede de distribuição envelhecida, a ideia não passa só por investimentos, mas também pela procura de medidas inovadoras e eficazes.

Foi o caso de uma experiência piloto, lançada pela Câmara de Loures, que, de uma forma ‘pedagógica’, em vez de cortar a água a quem não paga, limitou o fornecimento a cinco metros cúbicos por mês, o equivalente a cerca de 200 litros de água por dia. Esta solução constou na instalação, em alguns prédios no concelho, de um dispositivo redutor de caudal que permite, quando os consumidores têm faturas em atraso, manter o fornecimento da quantidade definida pela Organização das Nações Unidas como mínimo indispensável à sobrevivência.

Cortar a água acaba por ser, de acordo com a Autarquia, contraproducente, uma vez que, desta forma, os contadores são sistematicamente violados e os consumos acabam por ser muito superiores.

Definir planos de pagamento em prestações é outra das medidas pensadas, numa perspetiva de concertação de vontades. Por norma, procede-se à análise da dívida, do pedido do cliente, do seu agregado familiar, da existência de dívida em outros locais de consumo, do número de planos cancelados por falta de pagamento e do seu rendimento familiar. Os planos de pagamentos por prestações são aceites, na sua maioria, tendo em conta os valores de auto endividamento dos clientes.

Combate ao consumo fraudulento

e ao desperdício de água

 

Cada vez mais, a Câmara Municipal de Loures e os SIMAR estão empenhados em reduzir as despesas decorrentes de perdas de água. É fundamental implementar a eficiência operacional no sistema para a preservação do meio ambiente e qualidade dos serviços públicos. Têm sido, por isso, alvo de um intenso controlo as condições de abastecimento de edifícios municipais, procedendo-se ao cruzamento de dados e reportando anomalias, de forma célere, à Divisão de Fiscalização. Sempre que há o conhecimento de uma rotura, o objetivo é reduzir o tempo que medeia entre a tomada de conhecimento e o fecho da água para intervenção na rede.

Este plano estratégico de redução de perdas de água prevê ainda outras ações, como a substituição do parque de contadores – sendo que, sempre que são detetadas roturas, é enviada uma notificação ao cliente a solicitar que proceda à reparação do contador – criação de pontos de abastecimento de água não potável para fins compatíveis (regas, lavagem de ruas) com recurso a águas locais e colocação de contadores em todas as zonas verdes do concelho.

No âmbito do combate ao consumo fraudulento, sempre que são detetadas ligações ilícitas procede-se, por norma à selagem dos contadores. Até dia 21 de março de 2016 foram selados 2256 contadores.

Caso tenha conhecimento de algumas destas situações (sistemas de rega deficientes, roturas na via pública ou consumos ilícitos) comunique através do formulário que pode encontrar em www.smas-loures.pt.