Linhas de água

Limpeza e conservação

 

As intervenções realizadas resultaram de uma parceria entre o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures (SMPC) e diversas entidades com responsabilidades nesta área. Estas operações contemplaram ações de limpeza de vegetação e remoção de resíduos e material sólido. Estão concluídos os trabalhos de limpeza e regularização do troço do rio Trancão, desde Bucelas até à zona de aproveitamento agrícola na Várzea de Loures.

 

Foram ainda realizados outros trabalhos na regularização de linhas de água, de que são exemplo a localizada entre a ETAR de Frielas e a vacaria ali instalada, assim como da linha de água em A-das-Lebres, na ribeira da Mealhada e no troço que confina com as oficinas municipais. Decorreram, também, na várzea, trabalhos de limpeza e desobstrução de pequenos troços de ligação à ribeira da Póvoa, tendo sido efetuada a limpeza do troço a jusante da vacaria em Frielas, completando assim o trabalho em toda esta linha de água.

Valorização ambiental

 

A limpeza de linhas de água contempla ainda um projeto de renaturalização, com o objetivo de eliminar espécies infestantes (canas), que serão gradualmente removidas das margens da linha de água e substituídas por vegetação típica das zonas ribeirinhas do concelho.

 

O sombreamento das linhas de água reduz a capacidade infestante destas espécies e a reconstrução de uma galeria ripícola arbórea – vegetação densa e bem estruturada – contribui para o seu controlo, garantindo a funcionalidade da linha de água – hidrológica, hidráulica ou biológica – e a sua qualidade.

 

A manutenção das condições de escoamento e do equilíbrio ecológico dos ecossistemas ribeirinhos tem contribuído para a garantia das condições de segurança e qualidade de vida dos munícipes, sendo que a limpeza de linhas de água são um fator importante de valorização do território.