Eficiência energética

Iluminação Pública

 

Após a realização de ensaios prévios num troço da Rua da República e na Rua Manuel de Arriaga, na cidade de Loures, a Câmara Municipal adjudicou à EDP, pelo montante de 18 mil euros, a substituição de 37 luminárias com lâmpadas convencionais por tecnologia LED. Deste modo, fica completa a iluminação pública implantada na Rua da República, prevendo-se a conclusão desta obra em abril de 2016.

A Autarquia prevê, num futuro próximo, aplicar esta tecnologia na iluminação pública dos eixos principais que ligam a cidade de Loures ao Infantado. Esta obra implicará a substituição de 350 focos, o que representará um investimento de 100 mil euros com um prazo de retorno de cinco anos, face à economia de energia dele resultante.

Instalação de balastros eletrónicos multinível

 

O Município de Loures prevê, a breve prazo, promover a instalação de cerca de dois mil balastros eletrónicos multinível na rede de iluminação pública em Moscavide, Portela, Sacavém e Bobadela, substituindo os balastros ferromagnéticos convencionais.

Depois de testada na Rua Luís de Camões, na Portela, esta tecnologia gerará poupanças de energia que ascendem a 40%, sem afetar a perceção e a acuidade visual da iluminação dos arruamentos e espaços públicos.

Trata-se de uma medida que está incluída no Programa de Poupança e Eficiência no Consumo (PPEC), cofinanciada pela EDP-Distribuição.

A Autarquia prevê realizar um investimento de 100 mil euros em duas fases, sendo o prazo de amortização de um ano.

Edifícios escolares

 

A substituição da tecnologia convencional, utilizada na iluminação dos logradouros e espaços de recreio escolares, por tecnologia LED, é outro dos projetos da Câmara Municipal de Loures. Este investimento, de 25 mil euros, gerará poupanças de 50% nos consumos de energia, e terá um prazo de retorno de um ano e meio.

Semáforos

 

Desde março de 2016 que a sinalização semafórica implantada em toda a área territorial do concelho de Loures está a funcionar com tecnologia LED, num projeto cofinanciado ao abrigo do Programa de Poupança e Eficiência no Consumo.

Esta obra contemplou a substituição de 655 óticas convencionais por tecnologia LED, com um investimento da Autarquia de 21.500 euros. Permitirá gerar poupanças de energia superiores a 90%, resultando num prazo de amortização inferior a um ano e numa considerável redução dos encargos inerentes à sua manutenção.