ambiente

Compromisso

com o

A área ambiental constitui um domínio estratégico de intervenção para o Município de Loures, uma prioridade da Autarquia, bem patente nas diversas ações que tem vindo a implementar.

Com a valorização dos espaços verdes, a prevenção e controlo das cheias, através da limpeza das linhas de água, a otimização energética dos equipamentos públicos, o reforço da recolha de resíduos urbanos e medidas de uso eficiente da água, a Câmara Municipal de Loures assume o compromisso de contribuir para um concelho mais sustentável e com melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

Parques verdes

Os diferentes espaços verdes distribuídos por todo o concelho foram concebidos com a finalidade de aumentar a qualidade de vida e de manter o contacto dos habitantes com a biodiversidade.

Atualmente, os jardins e parques de Loures oferecem aos munícipes a oportunidade de vivências mais enriquecedoras, apresentando, cada vez mais, funções lúdicas, recreativas e ecológicas.

Parque da Várzea

e Frente Ribeirinha

Loures tem nos projetos do Parque da Várzea e Costeiras de Loures e da Frente Ribeirinha do Tejo – a devolver às populações – espaços unificadores do concelho com privilegiado contacto com a natureza.

O Parque Agrário da Várzea e Costeiras de Loures entendido como um parque de importância supramunicipal, de mediação entre o rural e o urbano e a implementação de um passeio ribeirinho, pedonal e ciclável, junto ao rio Tejo, iniciando um processo de mudança com vista à regeneração da frente urbana em que se insere, são duas fortes apostas para os próximos anos, capazes de marcar de forma indelével o território de Loures e da área metropolitana.

Linhas de água

São conhecidas as cheias históricas de 1967, 1983 e 1996, e as ocorridas mais recentemente nos anos 2000, 2001, 2008 e 2010, no concelho de Loures. Atendendo às características naturais da rede hidrográfica, com as três maiores linhas de água – rio Trancão, rio de Loures e ribeira da Póvoa – a convergirem no mesmo local, as cheias têm um caráter muito intenso e repentino.
Só com prevenção, planeamento e uma atitude pró-ativa é possível contribuir para a redução das vulnerabilidades do meio envolvente.

Em 2015 foram realizadas intervenções em 56 linhas de água.

Eficiência Energética

Em Loures, os consumos da rede de iluminação pública representam cerca de 75% da fatura energética da Autarquia. Para baixar este valor, a Câmara Municipal de Loures está a substituir as lâmpadas tradicionais por outras com tecnologia LED, que permitirá poupanças de mais de 160 mil euros anuais.

Além de permitirem uma poupança no consumo, emitindo a mesma quantidade de luz que uma lâmpada normal, esta nova tecnologia melhora a acuidade visual, reforçando a segurança rodoviária e das pessoas em caminhos públicos, sendo de salientar também as suas vantagens em termos de durabilidade, fiabilidade, custos de manutenção e ambiente, já que permite uma diminuição na ordem das 300 toneladas de emissão de CO2 para a atmosfera.

Resíduos Urbanos

A capacidade de recolha de resíduos urbanos tem vindo a ser reforçada por parte dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas (SIMAR). Entre 2015 e 2016, foram contratados 45 novos trabalhadores – motoristas e cantoneiros –, e adquiridas nove novas viaturas para recolha do lixo e recolha de materiais recicláveis.

Uso eficiente da água

A utilização indevida ou descuidada, o consumo fraudulento ou abusivo, as roturas e outras avarias do sistema de abastecimento são as principais causas das perdas excessivas no processo de gestão e distribuição da água que a Câmara Municipal de Loures e os SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas – pretendem combater.