saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Edifícios

 

Alojamentos | CARATERIZAÇÃO

Em Loures foram recenseados, em 2011, 96 192 alojamentos familiares, na sua maioria clássicos, pelo que o índice de precariedade, expresso pela existência de alojamentos não clássicos, (barraca, casa rudimentar de madeira, alojamento improvisado, alojamento móvel) tem hoje uma expressão quase residual (0,2%). Os alojamentos coletivos que se destinam a albergar um grupo numeroso de pessoas ou mais do que uma família não chegam a 0,1% do total de alojamentos.

Tipo de Alojamentos - Instituto Nacional de Estatística, Censos de 2011

 

Predominam em todas as freguesias do município, os alojamentos compostos com 3 ou 4 divisões, com exceção das freguesias de Moscavide e Portela e de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, onde predominam os alojamentos com 5 ou mais divisões.

Número de Divisões dos Alojamentos Clássicos de Residência Habitual

-Instituto Nacional de Estatística, Censos de 2011

Na zona oriental do concelho, as freguesias de Camarate, Unhos e Apelação e de Sacavém e Prior Velho, são as que possuem maiores percentagens de alojamentos com 1 ou 2 divisões, no entanto com valores pouco relevantes (5,9% e 5% respetivamente). Na zona norte, as freguesias com maior peso estatístico de alojamentos com 1 ou 2 divisões (acima dos 4%) são Lousa, Santo Antão e São Julião do Tojal e ainda Fanhões.

 

Alojamentos Familiares Clássicos de Residência Habitual por Área

-Instituto Nacional de Estatística, Censos de 2011

Um pouco mais de metade dos alojamentos de todo o município têm uma área de 50m² a 100m². Os alojamentos de menores dimensões registam valores significativos (cerca de 15%), ao passo que os de maiores dimensões não atingem os 3%.

Em números absolutos, Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela é a freguesia que apresenta maior número de alojamentos com mais de 200m², ao passo que Camarate, Unhos e Apelação é a que possui mais alojamentos com uma área até 50m².

A análise percentual, por freguesia, revela que os alojamentos de maiores dimensões localizam-se sobretudo nas freguesias mais a norte do concelho, nomeadamente em Fanhões, Bucelas e Lousa, (em cada uma delas, mais de 6% dos alojamentos são de dimensões superiores a 200m²), o que poderá ser explicado pela existência de habitações unifamiliares.

Os alojamentos com uma área até 50m² encontram-se sobretudo na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação (25,9%). Ainda com percentagens acima dos 20% registam-se as freguesias de Fanhões, Santo Antão e São Julião do Tojal e Lousa, facto que pode ser justificado pela predominância de edifícios multifamiliares destinados a agregados familiares com capacidades económicas mais reduzidas.

 

 

       

Alojamentos Familiares

por Área

       

Alojamentos Familiares Com

Estacionamento Próprio

Alojamentos Familiares Clássicos de Residência Habitual Com e Sem Estacionamento

-Instituto Nacional de Estatística, Censos de 2011

Do total de alojamentos familiares, cerca de 27,5% possuem lugar de estacionamento próprio. Na parte oriental do município, a freguesia de Moscavide e Portela é a que regista maior percentagem de alojamentos com estacionamento (cerca de 37,5%). Na zona norte do concelho, é a freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal a que possui maior percentagem de alojamentos com estacionamento próprio superior (36,1%).

 

Alojamentos Familiares de Residência Habitual Sem Infraestruturas Básicas

-Instituto Nacional de Estatística, Censos de 2011

As condições de habitabilidade dos alojamentos melhoraram significativamente. As infraestruturas básicas, como água canalizada, esgotos e casa de banho com banho/duche, estão hoje presentes em praticamente todos os alojamentos do município de Loures. Pela leitura deste indicador, constata-se que o índice de conforto do parque habitacional é elevado.

A percentagem de alojamentos que ainda não dispõem de água canalizada, esgotos e retrete é de cerca de 0,5%. A falta de casa de banho com instalações de banho ou duche ocorre em 1,5% dos alojamentos.

A freguesia de Camarate, Unhos e Apelação é a que apresenta maior número de alojamentos sem infraestruturas básicas, associada sobretudo há existência de alojamentos familiares não clássicos.

 

Forma de ocupação dos Alojamentos Familiares - Instituto Nacional de Estatística, Censos de 2011

 

A grande maioria dos alojamentos (cerca de 80%) é utilizada para fins de residência habitual. O índice de ocupação sazonal/ocasional pode considerar-se elevado, pois corresponde a 8% do total de alojamentos existentes em 2011. O índice de desocupação (11,5%) é igualmente elevado.

A percentagem de fogos vagos ocorre sobretudo nas freguesias de Lousa, Bucelas, Fanhões e Loures, todas freguesias localizadas a norte do município. Esta situação poderá ser explicada pela existência de alojamentos com características arquitetónicas mais rústicas, e que se encontram em avançado estado de degradação, com necessidade de grandes reparações.

Em números absolutos, a maior concentração de alojamentos vagos ocorre nas freguesias de Loures e de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, freguesias que coincidem com a existência de novas urbanizações, algumas ainda não totalmente habitadas.

Em termos percentuais, Santo Antão e São Julião do Tojal e Bucelas são as freguesias que apresentam maior número de residências de uso sazonal. De facto, nas freguesias a norte do concelho é possível encontrar zonas muito aprazíveis e convidativas ao contacto com a natureza, pelo que muitas famílias tendem a optar por este tipo de habitação para usufruto durante os fins de semana.

Alojamentos Familiares-Forma de Ocupação

Em 2011, a proporção de alojamentos de residência habitual ocupados pelo proprietário, face à proporção de alojamentos ocupados por arrendatário, era muito superior, designadamente 67,7% e 32,3%, respetivamente.

 

Os alojamentos arrendados assumem maior expressão na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, com número superior que os alojamentos com proprietário. Este facto pode ser justificado pela existência de bairros de habitação social (alojamentos municipais).

Alojamentos Familiares-Regime de Propriedade

 

Regime de Propriedade dos Alojamentos Familiares -Instituto Nacional de Estatística: Censos de 2011

 

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)