saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Atlas de Loures

Pessoas

 

Dinâmica Populacional | POPULAÇÃO RESIDENTE

O padrão de povoamento no concelho de Loures tem vindo a evoluir para uma concentração da população residente em torno dos aglomerados populacionais de maior dimensão.

Em termos da distribuição da população residente, podemos observar os seguintes eixos/áreas estruturantes que agregam a fixação populacional:

- Eixo Sacavém-Vila Franca, com maior concentração populacional, apoiado na linha ferroviária da Azambuja;

- Territórios da 1ª coroa da AML, áreas consolidadas na envolvente do aeroporto, estendendo-se até planalto da Aguieira (Unhos);

- Entre a circular externa (CREL) e a EN115 - espaço de transição com povoamentos pouco consolidados ancorados nestes eixos;

- Espaço emergente Odivelas-Loures, com desenvolvimento linear muito marcado ao longo da EN8, que embora com ocupação urbana fragmentada, protagoniza uma das centralidades da AML pela instalação de equipamentos de nível superior;

- Grande espaço agrícola-florestal com concentração populacional em pequenos núcleos tradicionais e algum povoamento disperso de baixa densidade.

Total de Indivíduos Residentes, INE: Censos de 2011, CAOP 2013

Na zona norte, área mais rural do concelho, existem dinâmicas populacionais mais baixas, indiciando alguma estagnação dos aglomerados urbanos das freguesias de Bucelas e Lousa, e Fanhões com algum crescimento.

A reorganização administrativa das freguesias, através da agregação de freguesias e da passagem de território para o município de Lisboa (parte do território de Moscavide e de Sacavém - Parque das Nações), teve como consequência a diminuição do número total de residentes no Concelho, que passou de 205.054 em 2011, para 199.494 em 2013.

Com 22,2% do total de residentes, a União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela é a que tem maior número de residentes, com mais de 44 mil indivíduos. Ainda na zona oriental do Concelho, a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação tem 17,5% dos residentes do Município, com quase 35.000 habitantes.

É na zona de caraterísticas mais rurais que se encontram as freguesias com menos população – Lousa e Fanhões.

População Residente



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)