saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 2)
Logotipo da Câmara Municipal de Loures Ambiente

Sustentabilidade Ambiental

 

ReNaturAdapt – “Renaturalizar para Adaptar”


ReNaturAdapt surge da preocupação do Município de Loures com uma mudança de paradigma em relação ao tipo de atuação perante as linhas de água – enquadramento estratégico das mesmas no território enquanto recurso económico, social e ambiental, apostando na sua valorização.


O ReNaturAdapt, preconiza ações que visam tornar o território mais resiliente promovendo melhorias na infiltração e no encaminhamento de escorrências, promoção na dinâmica hidráulica natural da linha de água e ainda aumenta a capacidade de retenção de águas superficiais ripícolas utilizando técnicas de Engenharia Natural em áreas consideradas críticas.


ReNaturAdapt é um projeto que assenta em três pilares: o Re (de renaturalizar) que consiste num conjunto de intervenções de renaturalização das linhas de água que promovem o reforço da capacidade de adaptação do território às alterações climáticas; o Natur (de natureza) que dinamiza um conjunto de ações com vista a aproximar a população da Natureza (mais concretamente das linhas de água) e o Adapt (de adaptar) que preconiza a disseminação do projeto com enfoque nas técnicas utilizadas para uma eficaz adaptação às alterações climáticas.

 

RE


Com este pilar propõe-se a limpeza, a renaturalização da paisagem ribeirinha e a criação das condições de habitat da flora e da fauna, permitindo melhorar a capacidade de resiliência hidrológica e ecológica do sistema fluvial de troços de linhas de água considerados prioritários devido à sua vulnerabilidade. Estas intervenções serão desenvolvidas nas freguesias de Bucelas, Loures, Lousa e Santo Antão do Tojal/São Julião do Tojal – perfazendo 33.424 m2 de intervenção.


Primariamente, será feita uma limpeza das zonas removendo sedimentos nos troços identificados. Seguidamente, e através da implementação de soluções técnicas mais próximas da Natureza (usando técnicas de Engenharia Natural), serão executados os trabalhos de corte, contenção e limpeza de espécies de vegetação exótica e/ou invasora e a plantação e sementeira de espécies de vegetação autóctone. Tais soluções, como o revestimento vegetal do corredor ripícola com espécies autóctones características de habitats ribeirinhos, permitem acelerar a regeneração natural do ecossistema ribeirinho, promovendo a médio prazo a existência de populações viáveis de espécies vegetais e animais características do meio ribeirinho, bem como a reconstituição dos perfis naturais e proteção dos taludes e das margens contra a erosão fluvial promovendo o natural escoamento das linhas de água.

 

NATUR


O ReNaturAdapt é um projeto que procura não só adaptar o território, mitigando vulnerabilidades, mas também envolver a população nessa missão. Loures procura proativamente disseminar a informação, acreditando que um munícipe informado é mais capaz na hora de tomar decisões sustentáveis. Na fase Natur, serão promovidas ações de voluntariado de plantação de espécies de forma a trazer a população até às linhas de água, envolvendo-a no processo de renaturalização e explanando a importância destas infraestruturas ecológicas na dinâmica ambiental do ecossistema e ainda dos impactes previstos das alterações climáticas a longo prazo.


Além disso, no término do projeto irá ser dinamizado o Piquenique Sustentável ReNaturAdapt junto da linha de água do Parque Adão Barata, com a criação de uma mascote para o efeito o “Guarda Rios”. Desta forma, será possível ter como público-alvo as famílias que visitam o parque, criando uma ligação entre o conceito de lazer e os rios. Será ainda dinamizado um debate para reflexão sobre as vulnerabilidades do Município e medidas de adaptação possíveis para as mesmas.

 

ADAPT


Durante o desenrolar do projeto, será desenvolvido um Caderno de Boas Práticas e Técnicas Aplicadas, o ReNaturRio. Este manual será uma ferramenta importante, não só na disseminação do projeto, mas também na promoção da replicabilidade do mesmo.

Em suma, o projeto ReNaturAdapt desenvolve-se seguindo três linhas condutoras distintas, mas que se complementam: a adaptação do território através da aplicação de técnicas de Engenharia Natural de forma a atuar em pontos vulneráveis da bacia hidrográfica do Município, a sensibilização e envolvimento da população e a promoção da replicabilidade dos resultados.

 



saltar para o índice de conteúdo (tecla de atalho: 3) regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)