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Território

 

Infraestruturas e Mobilidade | REDE VIÁRIA

A nova dimensão territorial da Área Metropolitana de Lisboa (AML), proporcionada pela melhoria das condições de acessibilidade, assume-se como um sistema territorial complexo no qual a periferia metropolitana, onde Loures se insere, desempenha cada vez mais, funções de articulação inter-regional e um papel importante na organização e equilíbrio da região metropolitana.

As boas acessibilidades rodoviárias que Loures apresenta, a grande proximidade do aeroporto e da Gare do Oriente, a Ponte Vasco da Gama como articulação para a margem sul e a existência de um modo ferroviário que atravessa toda a Zona Oriental, garantem-lhe uma posição privilegiada no contexto da AML. O concelho de Loures é atravessado por duas circulares (a CREL e a CRIL) que em conjunto com a A1 e a A8, estruturam o sistema viário principal.

Rede viária

O concelho de Loures tem sido palco de obras importantes ao nível da rede viária: a conclusão da CRIL, e do Eixo Norte/Sul com impactes relevantes na mobilidade do concelho, e da AML norte; a execução de mais um troço da Via de Cintura (viaduto em São Julião do Tojal, assim como o reperfilamento da EN115-5, melhorando a ligação desta via ao nó da A1 em Santa Iria de Azóia), os acessos ao novo Hospital, o reperfilamento do troço de Autoestrada (A8) e a execução de algumas vias urbanas principais como a T5, a T7, que representam importantes ligações interfreguesias ou ainda a execução de troços das variantes a Loures a Nascente (T1) e ao Infantado (L3), protagonizando quando executadas na totalidade, uma alternativa à Estrada Nacional 8, permitindo itinerários alternativos ao centro de Loures e contribuindo assim para uma melhoria ambiental e de qualidade de vida.



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