Mobilidade

Loures vai ter mais nove postos de carregamento de veículos elétricos

19.11.2020

A Câmara Municipal de Loures aprovou um protocolo de parceria relativo à instalação e exploração de um hub de carregamento de veículos elétricos, no concelho de Loures, pela Mobi.E.

mobie 2020

O Município de Loures foi selecionado pela Mobi.E –  rede de carregamento inteligente, que utiliza energia elétrica proveniente essencialmente de fontes renováveis, para o abastecimento de veículos elétricos –  e pelo Governo, como um dos concelhos com maior potencial para receber um novo hub com nove postos de carregamento de veículos elétricos.

Este local, que será designado pela Câmara Municipal, será constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 KW), três rápidos (50 KW) e cinco normais (22 KW).

Esta medida está integrada no Programa de Estabilização Económica e Social, com horizonte temporal até ao fim de 2020, que prevê o reforço da Rede Pública de Mobilidade Elétrica Nacional.

A Mobi.E suportará os custos com a instalação do hub de carregamento, que ascende a cerca de 300 mil euros, procedendo, depois, ao lançamento de um concurso público com vista à concessão da exploração, operação e manutenção do hub, pelo prazo de dez anos.

Já a Câmara de Loures deverá disponibilizar 18 lugares de estacionamento à superfície para serem afetos ao hub. Apesar de o local da instalação ainda se encontrar em análise pelos vários serviços municipais, o vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, referiu que “tendencialmente deverá ser instalado na zona oriental do concelho, pois já há respostas, nesta matéria, na zona ocidental”.

Recorde-se que o Município de Loures foi um dos pioneiros na mobilidade elétrica em Portugal, tendo, desde 2010, instalados 30 postos de carregamento de veículos elétricos.

Tendo em vista o reforço da rede pública de postos de carregamento, a Autarquia está, ainda, a desenvolver, desde abril de 2020, o Plano Municipal de Mobilidade Elétrica – Expansão da rede de postos de carregamento de veículos elétricos, prevendo a instalação de mais 200 postos até 2025. Facto que, de acordo com o vice-presidente, evidencia que “o Município não só tem estado atento àquilo que é a sua possibilidade de intervenção nesta matéria, como tem ideias em relação ao futuro e à necessidade de expansão de veículos elétricos”.

No ano de 2019, os utilizadores de veículos elétricos, em Loures, efetuaram 29 329 carregamentos o que se traduziu num consumo de 360 276 KWh de energia elétrica.