Loures lança projeto de compostagem doméstica

27.10.2020

A Câmara Municipal de Loures lançou, no dia 23 de outubro, o projeto de compostagem doméstica Em Loures, compostar é outra forma de reciclar.

• Loures lança projeto de compostagem doméstica 1
  • Loures lança projeto de compostagem doméstica 2
  • Loures lança projeto de compostagem doméstica 3
  • Loures lança projeto de compostagem doméstica 4
  • Loures lança projeto de compostagem doméstica 5

Promovido pela Câmara Municipal de Loures, em parceria com a empresa Valorsul e os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), o projeto visa incentivar a prática da compostagem doméstica, através do enriquecimento do solo e da valorização dos resíduos orgânicos, reduzindo a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são depositados nos aterros ou incinerados, contribuindo assim para um melhor ambiente.

“O Município decidiu, em parceria com estas duas entidades, avançar para este projeto, porque estamos conscientes de que hoje o problema dos resíduos é uma questão fundamental e central das nossas sociedades, e que importa encontrar soluções inteligentes e capazes de valorizar os resíduos”, afirmou o vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, na sessão de lançamento do projeto.

O autarca destacou a quantidade de resíduos sólidos que é produzida, bem como a tonelagem de resíduos que são recolhidos nos concelhos de Loures e Odivelas: “Diariamente recolhemos das ruas 360 toneladas de resíduos de tipologia diversa, o que impressiona pela quantidade, sendo que uma parte deles são resíduos que podem ganhar nova vida e serem convertidos em matéria que pode ser posta ao serviço da nossa comunidade.”

O lançamento do projeto contou com uma ação de formação, moderada pela formadora Marília Martins, da Valorsul, com a participação de 21 munícipes, os quais tiveram a oportunidade de aprender a utilizar um compostor no logradouro, quintal ou jardim da sua habitação.

As candidaturas a este projeto continuam abertas, através do preenchimento da ficha de inscrição. Os munícipes interessados poderão receber, de forma gratuita, um compostor, um guia prático de compostagem, equipamentos, produtos hortícolas, bem como formação e acompanhamento personalizado.