Ir para o Conteúdo

Literatura portuguesa 

Fernando Guimarães vence Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho 

18.06.2020

O livro Junto à Pedra, de Fernando Guimarães é o vencedor da edição 2020 do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho APE/C.M. Loures.  

De acordo com o júri do concurso, constituído por Carina Infante do Carmo, José Manuel de Vasconcelos e Rita Patrício, foi unânime a decisão de atribuir o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho à obra Junto à Pedra, “por se tratar de uma obra de composição equilibrada e orgânica, com ressonâncias maioritariamente clássicas e uma sólida meditação de índole filosófica, fundada no diálogo com a tradição artística ocidental”, pode ler-se na ata do concurso.   

    

Desde 1956, Fernando Guimarães publicou diversos livros de poesia e ensaio, que se referem à literatura portuguesa, desde o século XIX até à atualidade, e a questões relacionadas com a história da estética em Portugal ou com a filosofia da arte, tendo já recebido diversos prémios. 

 

Fernando Guimarães sucede assim ao poeta Gastão Cruz, com a obra Existência, que venceu a primeira edição deste prémio, que decorreu em 2019.  

 

Recorde-se que o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Loures, e visa galardoar, anualmente, uma obra de poesia, em português e de autor português, publicada integralmente e em primeira edição.   

 

  


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora