Ir para o Conteúdo

Ambiente

Loures aposta na construção de novos parques verdes

05.06.2020

A Câmara de Loures assinalou o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, com a visita a quatro obras em curso.  A requalificação ambiental do rio Trancão, na zona de Bucelas, e três novos parques vêm reforçar a estrutura verde municipal.

  • parques verdes novas1
  • parques verdes novas2
  • parques verdes novas3
  • parques verdes novas4
  • parques verdes novas5
  • parques verdes novas6

 

 

No âmbito do projeto ValoRio, a Autarquia está a promover a requalificação de cerca de quatro quilómetros do rio Trancão, na zona de Bucelas, através da estabilização e renaturalização das margens, com recurso a técnicas de engenharia natural. 

 

“No conjunto deste projeto, vamos plantar mais de 10 mil árvores. Uma coisa que, às vezes, não é suficientemente valorizada, mas que equivale a um grande projeto de reflorestação”, referiu, na ocasião, Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e responsável pelo Departamento de Ambiente.  Árvores e arbustos autóctones que, além de ajudarem na renaturalização das margens, funcionarão como um sumidouro de carbono e barreira natural contra incêndios.  

 

Em paralelo, está a ser construído um percurso pedonal que acompanha a extensão do rio Trancão, entre Bucelas e a Bemposta, que visa devolver o usufruto do rio à população local, mas também constituir-se como mais um ponto de atração de visitantes a esta zona do concelho. 

 

Três novos parques em construção

No que diz respeito aos novos parques – 2.ª fase do Parque Verde do Bairro de Santo António, o Parque Verde da Quinta de Santa Teresa, ambos em Camarate, e o Parque Verde do Planalto do Catujal –, irão ampliar a rede de parques municipais em cerca de 54 mil m2, representando um investimento municipal conjunto superior a um milhão de euros. 

 

Na 2.ª fase do Parque Verde do Bairro de Santo António está a ser feita a requalificação de uma área com cerca de 15 400 m2, com plantação de cerca de 230 árvores e arbustos, que irá incluir um circuito de manutenção pavimentado, equipamentos de fitness, caminhos pedonais e cicláveis, bem como zonas de lazer, em torno de um skate park que foi alvo de requalificação pela Junta de Freguesia. 

 

“Uma infraestrutura importante num bairro que não tinha nada”, referiu Bernardino Soares, presidente da Autarquia, aquando da visita.  

 

No caso do Parque Verde da Quinta de Santa Teresa, também em Camarate, além da execução de um espaço verde de recreio e lazer, com zona infantil, de estar e percursos pedonais acessíveis, onde serão plantadas cerca de 400 árvores e arbustos, a obra contempla também construção de parque de estacionamento com capacidade para 45 lugares. “Uma obra muito desejada”, segundo Bernardino Soares, que irá beneficiar os moradores, mas também os utentes das Associação Nossa Senhora dos Anjos, cujas infraestruturas confinam com este parque verde.  

 

O Parque Verde do Planalto do Catujal, com cerca de 3,2 hectares, representa mais de metade do investimento, cerca de 515 mil euros.  

 

Trata-se de um parque que está a ser construído na envolvente do futuro Centro de Saúde do Catujal, e que irá contemplar uma rede de caminhos e um conjunto de equipamentos de recreio e lazer, de entre os quais se destacam um anfiteatro ao ar livre, um parque canino, parques infantis e juvenis, equipamentos de fitness e street workout, e ainda equipamentos lúdico-musicais. Tudo isto complementado com a plantação de cerca de 200 árvores e cinco mil arbustos de espécies autóctones.  

 

Um conjunto de intervenções que irão contribuir para a mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas e para a valorização ambiental do concelho, nomeadamente através do reforço de áreas de fruição pública que visam promover a prática de atividades ao livre. 

 

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora