Medidas de Apoio Social

24.03.2020

A Câmara Municipal de Loures, no âmbito da pandemia COVID-19, tem vindo a tomar várias medidas de apoio social, no sentido de ajudar a população mais carenciada do concelho.

Confira as principais medidas já tomadas pela Autarquia:

Rede de Apoio Social

Se precisa de apoio social, de receber medicamentos ou alimentos, contacte-nos pelo número verde 800 100 176, pelo email apoiosocialcovid19@cm-loures.pt ou pela aplicação Mais Perto de Si, disponível em cm-loures.

Refeições para alunos do escalão A e filhos de trabalhadores essenciais

A Câmara Municipal está a garantir refeições para os alunos do escalão A da Ação Social Escolar da rede pública de jardins de infância e 1.º ciclo do concelho e aos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores de serviços essenciais.

As refeições são entregues na sede do agrupamento ou, em alternativa, em outra escola indicada pelo agrupamento, e serão servidas em regime de take-away, em descartáveis individuais para serem consumidas em casa.

Adiamento e alargamento de prazos de pagamento

O Município procedeu ao alargamento do prazo de pagamento da fatura da água para mais 40 dias e ao adiamento dos prazos de pagamento nas áreas do

urbanismo e no pagamento de rendas e outras matérias.

Reforço do Fundo de Emergência Social

Reforço do Fundo de Emergência Social para alargar o apoio a IPSS, bombeiros, e outras entidades.

Apoio aos serviços de saúde

A Câmara Municipal de Loures disponibilizou a cedência de instalações para fazer triagem a casos suspeitos de COVID-19, bem como necessidades de alojamento, dormida e de refeições para os profissionais de saúde e de outros serviços essenciais e apoio aos centros de saúde nas áreas da psicologia, do atendimento administrativo e da comunicação.

Centros de acolhimento para pessoas em situação de sem-abrigo

O Município de Loures instalou dois centros de acolhimento para pessoas em situação de sem-abrigo, localizados na Casa da Cultura de Sacavém e no Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros. Estes locais estão preparados para receber a população sem-abrigo do concelho, no âmbito do combate à pandemia COVID-19.

Estes centros de acolhimento funcionam diariamente, entre as 18h00 e as 9h00, e qualquer cidadão que seja sinalizado pelas equipas técnicas de rua tem acesso a banho quente e jantar, bem como à possibilidade de pernoitar, existindo, para o efeito, 27 camas disponíveis.