Armistício de Compiègne

Loures associou-se às comemorações do fim da Primeira Grande Guerra

15.11.2019

O Município de Loures associou-se às comemorações do 101.º aniversário do Armistício de Compiègne, numa cerimónia que decorreu junto ao Monumento aos Combatentes do concelho de Loures mortos na Grande Guerra.

Uma cerimónia com honras militares que assinalou o 101.º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial, homenageando todos os combatentes mortos e militares falecidos oriundos do concelho de Loures, com a deposição de duas coroas de flores junto ao Monumento aos Combatentes, situado no jardim frente aos Paços do Concelho de Loures.

O Tenente-coronel Firmino Simão, presidente do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes, começou por recordar que esta cerimónia evocativa pretende assinalar a data e hora – 11 horas, do dia 11 de novembro de 1918 –, em que “as partes beligerantes assinaram o cessar-fogo” que marcou “o fim de quatro anos e três meses de hostilidade entre as partes em conflito na Primeira Guerra Mundial, e que ficou conhecido como Armistício de Compiègne”, tornando-se “um marco indelével da história da humanidade”, acrescentou.

Também o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, considerou que “é muito importante manter viva a história e memória daqueles que nos antecederam e pagaram com a vida as opções políticas, que conduziram ao deflagrar da primeira Grande Guerra. Mas, em simultâneo, é também essencial que façamos deste um momento de ensinamento para prevenir a ocorrência de novos acontecimentos com estas características”, concluiu.

No final das intervenções, foi ainda lida a mensagem do presidente da Liga dos Combantes, o Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, numa cerimónia em que estiveram presentes a vereadora da Câmara Municipal de Loures, Ivone Gonçalves, e a presidente da Junta de Freguesia de Loures, Orlanda Rodrigues.