Loures recebeu V Encontro Ibérico de Leitores de Saramago

12.11.2019

A Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), em Loures, recebeu, entre 8 e 10 de novembro, o V Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, um evento com um vasto programa de ações dedicadas à obra do único português laureado com o Nobel da Literatura.

A cerimónia inaugural contou com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, que destacou a importância deste encontro ibérico para “valorizar o autor e a sua obra”. José Saramago é “um autor que nos interpela, que questiona o mundo em que vivemos, que nos leva a questionar  a vida, um autor cuja obra mantém uma enorme atualidade”, disse.

Destacando a Rota Memorial do Convento, uma parceria entre as autarquias de Loures, Lisboa e Mafra, Paulo Piteira referiu que este “é um projeto único porque valoriza o território e o património, contribuindo para o desenvolvimento local a partir de uma obra literária”. O autarca salientou ainda que “a Rota do Memorial do Convento mostra que é possível construir  em torno de questões de ordem cultural e que é fácil ultrapassar as diferenças”.

José Luís Peixoto foi a figura em destaque do primeiro dia deste Encontro. O escritor falou do seu mais recente romance, Autobiografia, uma obra que tem José Saramago como uma das personagens centrais, e inclui Sacavém e Bucelas como locais da narrativa.

Através de mensagem, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, realçou a “obra ímpar e transversal” deixada por Saramago, salientando a construção de uma comunidade de leitores testemunhada “por mais de 350 edições, traduzidas e editadas em 44 países”. A abertura deste evento contou ainda com as intervenções de Sérgio Letria, da Fundação José Saramago e de Diego Mesa, do projeto Aula Saramago.

No sábado, 9 de novembro, o cineasta João Botelho revelou alguns pormenores do processo de adaptação para cinema de O ano da morte de Ricardo Reis, obra de José Saramago, publicada em 1984.

Entre as atividades realizadas durante os três dias do evento, destaque ainda para o espetáculo musical Requiem para um novo dia, interpretado por Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, para a apresentação do conto infantil de José Saramago, A maior flor do mundo, pela equipa de animação das bibliotecas municipais, para a mostra documental dedicada à obra do escritor, ou para a Feira do Livro com obras de José Saramago e José Luís Peixoto.

A organização desta iniciativa contou com a parceria da Câmara Municipal de Beja, da Fundação José Saramago e do projeto Aula Saramago. Entre leitores portugueses e espanhóis, participaram mais de 100 pessoas.

Estes encontros acontecem desde 2016 em diversas bibliotecas e espaços públicos de Portugal e Espanha. A anterior edição realizou-se em Sevilha, no Consulado Geral de Portugal, em maio deste ano. O encontro de Loures, integrado nas comemorações do 18.º aniversário da BMJS, decorreu a poucos dias de se comemorar mais um aniversário do nascimento do Nobel da Literatura de 1998. O escritor nasceu a 16 de novembro de 1922.