Mais perto de si!

A Presidência em Unhos

12.11.2019

As localidades de Unhos e do Catujal receberam, nos dias 8 e 9 de novembro, mais uma edição da iniciativa Mais perto de si! Foram dois dias de intenso trabalho e contacto com munícipes e instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor o território, os seus problemas e apresentar soluções.

• presunhos1
  • presunhos32
  • presunhos33
  • presunhos34

A iniciativa começou com o hastear da bandeira do Município, na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos, ao qual se seguiu uma visita ao Bairro Municipal Parcela 6, visita acompanhada por representantes da associação de moradores, para atestar de alguns problemas nas habitações e de limpeza das áreas comuns da urbanização. No mesmo local situa-se uma das instalações da Associação Pomba da Paz, destino seguinte, onde foi apresentado o trabalho feito por esta instituição junto das crianças e algumas das carências da associação.

A paragem seguinte foi nas instalações provisórias da Escola Básica N.º 3 de Unhos, onde, em conjunto com a direção do agrupamento e a Associação de Pais, se aferiram as atuais e futuras condições de aprendizagem destes alunos.

Já a visita ao local do futuro Parque Urbano do Planalto do Catujal ficou marcada por dois importantes momentos: o primeiro, serviu para dar a conhecer o projeto do Centro de Saúde de Unhos, a construir em terreno cedido pela Câmara Municipal, momento acompanhado pela direção do Agrupamento de Centros de Saúde Loures-Odivelas e da Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo; o segundo, teve como intenção apresentar o projeto do Parque Urbano do Planalto do Catujal, que promete requalificar toda esta zona e transformá-la num grande parque de lazer.

O primeiro dia da Presidência em Unhos registou ainda visitas à Escola Básica do Catujal (sede do agrupamento), à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos, à Associação para a Mudança e Representação Transcultural e à Sociedade Recreativa Catujalense, terminando com uma reunião com as Comissões de Administração Conjunta dos Bairros da Freguesia de Unhos.

O segundo dia da Presidência em Unhos começou com um percurso pela vila do Catujal, com passagem pelo mercado, onde o presidente da Câmara Municipal teve oportunidade de ouvir as reivindicações dos comerciantes, nomeadamente no que diz respeito ao mau estado do piso dentro do mercado.

Bem próximo deste local ficam as instalações do Conservatório d’Artes de Loures. Uma escola de artes, que disponibiliza aulas em diversas áreas artísticas, com especial destaque para a aprendizagem da música, e por onde passam semanalmente cerca de 800 crianças e jovens. Na visita às instalações foi possível acompanhar um pouco do trabalho que ali se tem vindo a desenvolver, não só ao nível da aprendizagem artística, mas também aos níveis pessoal e social.

A Igreja Matriz de Unhos ou, como também é conhecida, a Igreja de São Silvestre, foi a paragem seguinte para uma breve conversa com alguns membros desta paróquia e da Paróquia do Catujal.

O ponto alto deste segundo dia da Presidência em Unhos foi a assinatura do Contrato de Promessa de Cedência das instalações da antiga Escola Básica de Unhos ao Centro de Dia e da Terceira Idade de Unhos, com vista a recuperação daquele imóvel, há mais de uma década desativado, para a instalação de um centro de dia para a população mais idosa, assim como a valência de ATL.

Um novo equipamento que vai “permitir dar uma resposta muito necessária aqui em Unhos”, com  “o Centro de Dia e da Terceira Idade de Unhos com todas as condições para levar por diante este projeto”, reiterou Bernardino Soares após o ato formal.

O período da tarde teve início com atendimentos à população, na sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos, e terminou com a sessão pública de encerramento no mesmo local, onde o presidente da Câmara Municipal voltou a dar destaque à construção do Centro de Saúde, explicando em que fase se encontra o processo, e revelando também que, ao nível dos apoios sociais as instituições da freguesia, com o novo regime, os valores dos apoios triplicaram.

No que concerne à educação, Bernardino Soares salientou “o trabalho notável no ensino da música” que é desenvolvido pelo Conservatório d’Artes de Loures. “Uma instituição de referência nacional” que desenvolve um trabalho com grande impacto social em Unhos, onde está sediado. Ainda sobre a educação, destacou o investimento do Município, de cerca de dois milhões de euros, para a construção da nova escola que irá substituir a Escola Básica n.º 3 de Unhos.

A construção do novo Parque Urbano do Planalto do Catujal, os processos de legalização dos bairros de génese ilegal, as questões relacionadas com os transportes públicos e a mobilidade, os cerca de 200 mil euros que a Autarquia investiu em repavimentações na antiga freguesia de Unhos, a delegação de competências nas juntas de freguesia, com enfoque na recolha de monos e na limpeza urbana, numa freguesia que é muito fustigada pela deposição ilegal de resíduos, foram algumas das questões debatidas nesta sessão de encerramento de a Presidência em Unhos, que contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, e dos vereadores Gonçalo Caroço, Tiago Matias, António Marcelino e Ivone Gonçalves.