Assinatura de protocolo

Loures dá mais um passo no projeto da Frente Ribeirinha

18.10.2019

O Município de Loures assinou, no dia 17 de outubro, um protocolo com as empresas Petrogal - Petróleos de Portugal S.A. e Tavares e Companhia S.A., que visa a cedência de duas parcelas de terreno junto à foz do Trancão, que irão permitir dar continuidade ao projeto da Frente Ribeirinha de Loures.

• ribei1
  • ribei2
  • ribei3

Com a assinatura deste protocolo, o Município passa a ter, no domínio público, duas parcelas de terreno indispensáveis para avançar com o projeto da Frente Ribeirinha de Loures, o qual prevê a criação de um percurso pedonal e ciclável, que ligará os concelhos de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

“O que se trata aqui é de assinar um compromisso, em que estas duas entidades adiantam, por futuras compensações obrigatórias, uma parte dos terrenos de que ali são proprietários, e que nos são indispensáveis para desenvolver um projeto estratégico para o nosso concelho: a implantação de um passeio ribeirinho ciclável e pedonal”, afirmou o presidente para Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, acrescentando que este ato vem também demonstrar ser “possível encontrar equilíbrio, entre entidades públicas e privadas, que respeite os interesses das partes e que sirva o interesse público”.

Este compromisso “vai permitir, ao Município, atalhar caminho e avançar, mais rapidamente, neste projeto que temos vindo a preparar ao longo dos últimos anos, e que acentuou a sua importância com o anúncio das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2022”, concluiu.

Recorde-se que se trata de um projeto já com cofinanciamento aprovado pelo Portugal 2020, num valor superior a um milhão e trezentos mil euros, que irá garantir o acesso da população à margem do rio Tejo, permitindo a fruição da paisagem do estuário do Tejo, bem como do contacto com a Natureza.

Na assinatura deste protocolo estiveram presentes, além dos intervenientes José e Mariano Tavares, da empresa Tavares e Companhia S.A., e João Barreto, em representação da Petrogal - Petróleos de Portugal S.A., os vereadores Tiago Matias e Ivone Gonçalves.