Bucelas

“Os Bucelenses” festejam 90.º aniversário

17.09.2019

No Pavilhão Leonel Pires, em Bucelas, comemorou-se, a 15 de setembro, o 90.º aniversário do Clube Futebol “Os Bucelenses”, uma das mais antigas coletividades desportivas do concelho de Loures.

• aniversario_90cfb_1
  • aniversario_90cfb_2
  • aniversario_90cfb_3
  • aniversario_90cfb_4
  • aniversario_90cfb_5

O presidente em exercício, Paulo Piteira, representou a Câmara Municipal de Loures nas comemorações dos 90 anos do Clube Futebol “Os Bucelenses”, realçando a importância do clube para a comunidade.

“Uma instituição que tem 90 anos de idade, só pode ser uma instituição muito enraizada”, disse Paulo Piteira, considerando-a “como uma das imagens de marca da freguesia” de Bucelas. “A Câmara Municipal está empenhada em apoiar o vosso trabalho”, realçou.

O evento serviu para homenagear os associados com 25 e 50 anos de ligação ao clube, bem como alguns dos envolvidos na construção do Pavilhão Gimnodesportivo Leonel Pires, que comemorou dez anos. Hoje, este recinto é utilizado para diversos eventos da Autarquia e da freguesia, e, principalmente, pela comunidade educativa que “encontra aqui um espaço para a prática de educação física”. Como referiu Paulo Piteira, “vivemos num país em que o desporto é visto como uma coisa menor, porque senão cada vez que se constrói uma escola, esta viria dotada de um pavilhão”.

Em 2009, o gimnodesportivo recebeu o nome de Leonel Pires, um homem que, desde 1963, tem dedicado a sua vida ao clube. Responsável pelo departamento médico do clube, também foi enfermeiro e massagista da Federação Portuguesa de Futebol, e do Sporting Clube de Portugal.

A coletividade desportiva foi fundada a 15 de setembro de 1929, tendo como objetivo a prática de futebol. O registo dos estatutos e criação do emblema só acontece em 1943, altura em que se torna uma das filiais do Clube de Futebol "Os Belenenses". Hoje é a 9.ª filial desta instituição desportiva lisboeta.

Ao longo de 90 anos, clube tem servido a população de Bucelas, e do concelho, com diversas modalidades desportivas, como o atletismo, ciclismo, futsal, hóquei em patins, entre outras atividades. Atualmente "Os Bucelenses" dedicam-se apenas ao futebol de 11.

A equipa principal de futebol participa no campeonato da 2.ª divisão, série 1, da Associação de Futebol de Lisboa (AF Lisboa). Nas competições da AF Lisboa, conquistou dois campeonatos, um da 2.ª divisão e outro da 3.ª divisão. A estes títulos juntam-se uma Taça de Lisboa e uma Taça de Honra da 3.ª divisão.

Presentes nesta sessão, estiveram Ricardo Leão, presidente da Assembleia Municipal, Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Rui Máximo, comandante dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, e José Félix, presidente do C.F. "Os Bucelenses".