Loures apresenta novidades no arranque do ano letivo

11.09.2019

Oferta de materiais escolares, obras em escolas concluídas, novo mobiliário, mais computadores e mais assistentes operacionais foram algumas das novidades apresentadas pela Câmara de Loures neste arranque de ano letivo.

• recep1
  • recep2
  • recep3
  • recep4
  • recep5

O Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho, foi palco, no dia 9 de setembro, do início simbólico do ano letivo 2019/2020. A Câmara de Loures realizou uma reunião com os agrupamentos de escolas e IPSS do concelho, de forma a dar a conhecer o trabalho feito nos últimos meses para que neste início de ano letivo tudo esteja pronto a funcionar.

O vereador com o pelouro da Educação na Autarquia, Gonçalo Caroço, começou por anunciar a oferta de uma mochila com material escolar a todas as crianças dos jardins de infância, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e do 1.º ciclo da rede pública.

A aquisição de 60 cadeiras de retenção e 314 bancos foi outras das novidades apresentadas na reunião e que vai permitir acabar com alguns constrangimentos sentidos nos últimos anos nas visitas de estudo das escolas.

O projeto de Adaptação ao Meio Aquático, que a partir de 1 de outubro, vai levar todas as crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos às Piscinas Municipais, foi outros dos assuntos em destaque.

Melhores condições físicas e humanas

Gonçalo Caroço anunciou ainda as obras realizadas durante a pausa letiva. Segundo o vereador, decorreram 62 intervenções, sendo que 45 se encontram terminadas, 15 delas estão em curso e duas encontram-se em fase de relançamento decorrente do procedimento concursal para adjudicação de empresas ter ficado vazio.

Por outro lado, encontra-se a decorrer por estes dias a distribuição de novo mobiliário para refeitórios, salas de jardim de infância e 1.º ciclo e de apoio à família.

Neste ano letivo, as escolas poderão contar também com mais 329 computadores e acesso à internet.

A contratação de mais 41 assistentes operacionais é outras das medidas tomadas, permitindo um melhor funcionamento dos estabelecimentos de ensino.

Escola a Tempo Inteiro

A iniciativa realizada na Quinta do Conventinho contou também com a cerimónia de assinatura dos acordos da Escola a Tempo Inteiro com os agrupamentos de escolas, associações de pais, IPSS e juntas de freguesia, e que vão permitir o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular, atividades de animação e apoio à família nos jardins de infância e componente de apoio à família no 1.º ciclo do ensino básico.

Homenagem a aposentados e instituições

Realizou-se, ainda, a homenagem aos agentes educativos aposentados e a várias associações de pais e IPSS.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, lembrou que “a Educação é uma fortíssima prioridade em Loures, estando no centro da atividade municipal”, destacando as diversas obras realizadas na pausa letiva, que contribuem para a melhoria das condições de ensino, bem como o investimento em assistentes operacionais que vão reforçar os estabelecimentos de ensino.

Na iniciativa marcaram igualmente presença o vereador João Calado e o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Leão.

Após a cerimónia, decorreu um sunset, ao som do DJ Telmo Pereira e uma degustação de produtos locais.