O Programa CED (captura, esterilização e devolução) conta já com a colaboração de 40 cuidadores registados, tendo permitido a esterilização de cerca de 400 gatos.
O sucesso do Programa CED depende muito do envolvimento dos cuidadores, pelo conhecimento que têm das colónias e sobre os animais qua as integram. A confiança dos animais facilita o processo de captura e de devolução dos mesmos e os cuidadores são elementos fundamentais para a melhoria das condições sanitárias das colónias.
A capacitação interna do Município, pelo reforço do número de trabalhadores afetos a esta área de atividade, a articulação com clinicas veterinárias do concelho e associações de promoção e defesa do bem-estar animal permitiram o aumento da capacidade de resposta às solicitações de esterilização. A conclusão da sala de cirurgia e esterilização no Centro Recolha Oficial de Animais de Loures, cuja obra está na fase final, será também um contributo para a melhoria da capacidade de resposta.
Se é cuidador, contacte-nos para registar a colónia. Os animais da colónia que cuida podem ser esterilizados gratuitamente e beneficiar de acompanhamento veterinário.
O que é feito no programa CED?
– O registo de todas as colónias existentes no concelho. Os munícipes podem efetuar a sinalização de colónias remetendo a identificação do(s) cuidador(res), contactos telefónicos e as coordenadas GPS ou morada dos locais para a Câmara Municipal de Loures;
– Através do registo na base de dados da Câmara Municipal de Loures são hierarquizadas as colónias prioritárias a ser intervencionadas;
– Os gatos são recolhidos e transportados para uma clínica veterinária;
– Os gatos são esterilizados, desparasitados, registados e identificados eletronicamente, efetuando-se um pequeno corte reto da ponta da orelha esquerda para permitir o reconhecimento que estes gatos já foram intervencionados;
– Os animais intervencionados são devolvidos ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.
Vantagens do Programa CED
– Permite um controlo e monitorização da população de gatos errantes do concelho;
– Reduz o ruído resultante das competições entre gatos e cheiros proveniente da urina;
– Controlo natural e eficaz da população de roedores (ratos, ratazanas, etc.);
– Melhora a saúde e bem-estar dos animais;
– Reduz os riscos para a saúde pública;
– Melhora a ação das Associações de Defesa Animal;
– Atenua os impactes negativos na comunidade;
– Torna os animais mais calmos e menos dados a lutas territoriais ou de índole sexual.
Descrição de cuidadores e voluntários
O papel do cuidador e do voluntário são merecedores do maior respeito e importância para o sucesso do programa CED. São estes operacionais que dedicam uma parte significativa do seu tempo livre em prol do bem-estar dos animais e da comunidade em geral.
O que faz um cuidador?
Alimenta e monitoriza as colónias de gatos com elevado sentido de responsabilidade, no que concerne à saúde animal e humana, bem como com a salubridade pública, no alinhamento com o Manual de Boas-Práticas do Cuidador, elaborado e veiculado pela Câmara Municipal. Toda a atividade relevante deve ser comunicada à Câmara Municipal.
O que fazem os voluntários?
Os voluntários efetuam a captura, transporte para as clínicas veterinárias, acompanhamento no recobro pós-operatório e posterior libertação dos gatos capturados.
O cuidador pode igualmente desempenhar as tarefas de um voluntário.