133.º aniversário do concelho

Condecorações Municipais

27.07.2019

Centenas de pessoas reuniram-se, no dia 26 de julho, em frente aos Paços do Concelho de Loures para assistir à cerimónia das Condecorações Municipais.

• condecorações 2019

Um momento singular, que assinalou o 133.º aniversário do Município, com a homenagem a instituições e individualidades que contribuíram para o progresso e prestígio do concelho de Loures.

A cerimónia teve início com um apontamento musical protagonizado por Iris Brandão, acompanhada ao piano por Ana Margarida Silva, a que se seguiu a entrega da Medalha Municipal de Serviços Distintos (a título póstumo), à esposa de António Joaquim Charrua Mira, pelo seu espírito de missão e entrega ao serviço público ao longo dos quase 40 anos ao serviço do Município de Loures.

As oito medalhas municipais de Mérito foram atribuídas a António Martins Tanganho (a título póstumo), ao ANIM – Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, da Cinemateca Portuguesa, Associação “O Saltarico”, Conservatório D’Artes de Loures, Francisco França Martins, Mauro Alexandre Brito Policarpo, Nuno Miguel Franco Vitorino e a Pedro Miguel Madeira Vendas (a título póstumo), pelo meritório trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas, contribuindo de forma inequívoca para o desenvolvimento do concelho.

António Augusto Simenta Mordido (a título póstumo) e Maria Teresa Tito de Morais Mendes foram os dois agraciados com a Medalha de Honra do Concelho, num total de onze condecorações que destacam “o papel determinante que cada uma destas pessoas e entidades tiveram na vida social, económica ou política do Município de Loures”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, no discurso de abertura da cerimónia, que foi pontuada por momentos musicais protagonizados por Iris Brandão e Sofia Bagulho, acompanhadas ao piano por Ana Margarida Silva.

Loures está a avançar

Foi também neste discurso que Bernardino Soares fez questão de lembrar que Loures está “num momento de concretização de importantes decisões e investimentos e de abertura de perspetivas para o futuro”, recordando os avanços mobilidade, como a redução do preço dos passes e a aprovação, na Assembleia da República, de uma resolução indicando como prioridade o investimento na extensão do Metro para o concelho de Loures.

No que diz respeito aos investimentos em equipamentos essenciais, o autarca lembrou os oito milhões de euros que estão a ser investidos na renovação das escolas públicas do concelho, mas também, na área da saúde, a assunção de responsabilidades “muito para além das suas competências” nas obras dos novos centros de Saúde de Santa Iria de Azóia, Santo Antão do Tojal e Catujal, onde “o Município está a avançar com terrenos, projetos, condução de obra e uma parte significativa do investimento”, acrescentou.

Numa vertente mais operacional da prestação de serviços essenciais à população, Bernardino Soares, recorda o aumento da capacidade de recolha de resíduos urbanos. “Em 2018, aumentámos em geral 5% a recolha de resíduos, 13% a recolha de monos e 11% a recolha seletiva de papel, vidro e embalagens”, face ao ano anterior. Em 2019, “estamos a recolher mais de 400 toneladas por dia de resíduos, nos concelhos de Loures e de Odivelas”.

No âmbito da recolha de monos, o autarca fez referência à atribuição de uma viatura a cada freguesia e mais 500 mil euros por ano para financiar esta atividade, tornando-a mais próxima e mais rápida, numa tentativa de minimizar um problema que tem crescido nos últimos anos no concelho.

Ao nível da política social, “reduzimos o IMI em seis anos consecutivos”, cobrando menos 6,5 milhões de euros à população de Loures e “criámos um novo regulamento de apoio às instituições sociais”. Para os alunos das escolas públicas do concelho, “estabelecemos um apoio anual em material escolar”, destinada às crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, “isentámos o escalão B do pagamento das refeições escolares, o que faz com que hoje, mais de metade das crianças tenham refeições escolares gratuitas, e vamos iniciar, no próximo ano letivo, um programa de adaptação ao meio aquático, para todas as crianças do primeiro ciclo”. A população sénior também beneficiará de mais apoio, nomeadamente com a continuação dos programas de Desporto Sénior e com a abertura, já no próximo ano letivo, de mais dois polos da Academia dos Saberes, em Camarate e Bucelas.

O presidente da Câmara de Loures valorizou ainda o trabalho que tem vindo a ser feito na área do bem-estar animal e no canil municipal, onde “aumentámos em 50% a capacidade para alojar canídeos, estamos a providenciar soluções adequadas para gatos, e a construir uma sala cirúrgica, até aqui inexistente”. A adesão ao programa CED - Captura, Esterilização e Devolução de gatos e o incentivo às adoções, que “no primeiro semestre de 2019 duplicaram em relação ao mesmo período do ano anterior”, são outras medidas que estão a ser implementadas nesta área.

A finalizar a sua intervenção, Bernardino Soares lembra que “Loures é hoje, em muitas áreas, um concelho de referência”, com os olhos postos nos desafios do futuro, com destaque para a elaboração da estratégia municipal para a habitação e preparação de um grande evento mundial em 2022, que são as Jornadas Mundiais da Juventude da Igreja Católica.