A vida noturna do Parque de Montachique

17.07.2019

A iniciativa municipal Há vida em Montachique promoveu, a 13 de julho, uma ação para dar a conhecer a vida noturna do Parque Municipal do Cabeço de Montachique, intitulada À noite no Parque.

• noite_no_parque5
  • noite_no_parque1
  • noite_no_parque2
  • noite_no_parque3
  • noite_no_parque4

Esta experiência, integrada na programação de atividades de divulgação de ciência do Parque Municipal do Cabeço de Montachique (PMCM), permitiu aos participantes conhecerem o que se passa no Parque durante a noite.

Realizada entre as 20h00 e as 24h00, À noite no Parque deu a conhecer alguns dos animais que não se mostram durante o dia. Insetos, aves noturnas, anfíbios e vários mamíferos, como a raposa, a gineta, o coelho-bravo, o javali, o saca-rabos ou o ouriço cacheiro, foram alguns dos animais observados.

O morcego esteve em destaque, com a realização de exercícios de ecolocalização e bioacústica, que permitiram a identificação de várias espécies deste mamífero que habita no PMCM. A sua importância para o controlo das populações de insetos foi um dos temas abordados.

A ação terminou com a montagem de uma armadilha luminosa para atrair insetos. Esta permitiu a observação de muitas das espécies que têm o PMCM como seu habitat.

A próxima iniciativa do Há vida em Montachique realizar-se-á no dia 3 de agosto de 2019. Dinamizada pela Sociedade Portuguesa de Botânica, um botânico e um ilustrador orientarão os participantes no Desenhar à vista com as inspirações do Parque.