Ciclismo

Grupo Desportivo de Lousa vence Grande Prémio das Festas de Loures

16.07.2019

Cerca de meia centena de atletas participaram, no dia 14 de julho, na segunda edição do Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures – Troféu Artur Borges.

• Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_1
  • Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_2
  • Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_3
  • Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_4
  • Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_6
  • Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_7
  • Grande Prémio de Ciclismo das Festas de Loures_5

Diogo Miguel Sousinha, do Grupo Desportivo de Lousa, foi o grande vencedor desta prova de ciclismo com cerca de 45 km de distância, que teve início em Sacavém, junto ao complexo desportivo Elias Pereira, e terminou em frente ao Paços do Concelho, em Loures, depois de terem passado por oito das dez freguesias do concelho.
Uma prova organizada pelo Grupo Desportivo de Lousa (GDL), em parceria com a Associação de Ciclismo de Lisboa (ACL) e a contar para o calendário oficial da ACL, nos escalões cadetes masculinos e femininos, e juniores femininos.

Na entrega de prémios, que decorreu no palco da Festa do Associativismo, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro do desporto na Autarquia, Paulo Piteira, começou por felicitar todos os atletas e referir que foi “com grande prazer que acolhemos a realização deste prémio no seio das festas do nosso concelho, que são um momento muito importante para a nossa comunidade”. O autarca acrescentou ainda que “Loures é uma terra muito ligada ao ciclismo, e que tem no Grupo Desportivo de Lousa o seu expoente máximo em termos de coletividade, principalmente pelo percurso e trabalho continuado ao longo dos anos” na promoção da modalidade.

Paulo Piteira aproveitou a ocasião para lembrar que também por esta razão, este ano, “voltamos a ter uma etapa da Volta a Portugal, que vai terminar nosso concelho”, mais precisamente em Santo António dos Cavaleiros, trazendo de novo “um grande acontecimento nacional para o espaço do nosso Município”.
O responsável pelo desporto agradeceu ainda a todos aqueles que trabalham com as camadas jovens, como é o caso do GDL, referindo que “não há atletas de qualidade, se não houver trabalho sério no domínio da formação” e que este Grande Prémio e o regresso da Volta a Portugal ao concelho, devem ser encarados “como um apoio na promoção da modalidade e da captação de novos talentos, dando visibilidade àquilo que de bom se vai fazendo no nosso concelho”, concluiu.

Classificações
Para entregar os troféus e camisolas subiram ao palco Paulo Piteira, vice-presidente da Autarquia; José Poeira, selecionador nacional e antigo ciclista do GDL; João Magalhães, presidente do GDL; Daniel Paços, diretor de sistemas da empresa Informatem, principal patrocinador do GDL; e Sara Borges, filha do antigo atleta do GDL  que deu nome a este troféu.

Na classificação geral, o primeiro prémio foi entregue a Diogo Miguel Sousinha, do GDL, o segundo a António Tomás Morgado, da Anipura Escola Alexandre Ruas e o terceiro a Rodrigo Paiva, também do GDL.
O primeiro lugar na classificação por equipas e todas as camisolas foram atribuídas a atletas do GDL, tendo Diogo Sousinha arrecadado mais uma ‘Camisola Amarela’ para o Grupo Desportivo de Lousa.