Ir para o Conteúdo

Energias renováveis

Menos emissões de COno concelho de Loures

15.07.2019

As energias renováveis, produzidas nas diversas centrais de produção do concelho, permitiram evitar a emissão de mais de 112 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, só no ano de 2018.

  • várzea 2019

 

No concelho de Loures existem várias centrais de produção de energia eólica, solar fotovoltaica, térmica (resíduos sólidos urbanos) e de cogeração (biogás nas ETAR), com uma potência total instalada de 125 MW.

Em 2018, a produção elétrica nestas centrais foi de 488 GWh, o que permitiu evitar a emissão de 112 860 toneladas de CO2 para a atmosfera. Uma produção que corresponde a cerca de 2% do consumo total de energia elétrica nos edifícios públicos e na iluminação pública do Município de Loures.     

No primeiro trimestre de 2019, a produção atingiu 138 GWh, evitando a emissão de 31 885 toneladas de CO2.

Além destas centrais, existem ainda várias Unidades de Microgeração e Minigeração, Unidades de Pequena Produção (UPP), bem como Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), do tipo fotovoltaicas, espalhadas por todo o concelho.

Recorde-se que a produção de energia elétrica ou térmica, a partir de fontes de energia renovável como o sol, o vento e a biomassa, evitam a importação de petróleo e gás natural e, por isso, contribuem para aliviar a fatura e a dependência energética do país.

Por outro lado, evitam também as emissões de CO2 e os custos associados à poluição, sejam eles ambientais, de saúde pública e ainda com as licenças de emissão.      

 

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora