Nova rede de oleões no concelho

28.06.2019

No âmbito do protocolo de colaboração estabelecido em 2018 entre o Município de Loures e a empresa HARDLEVEL – Energias Renováveis, S.A., já se procedeu à 2.ª fase de instalação de oleões da Rede Municipal de Recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU), produzidos no setor doméstico.

oleões notícia nova

Atualmente, a rede encontra-se constituída por um total de 61 pontos de recolha seletiva de OAU, distribuídos pelas diversas freguesias e uniões de freguesia do concelho de Loures.

Todos os oleões instalados foram dotados de um sistema inteligente de sensores, que permite o acompanhamento do estado de enchimento dos equipamentos, possibilitando uma maior otimização das rotas de recolha e contribuindo assim para a descarbonização desta operação.

Adicionalmente, cada um dos oleões apresenta um código específico de identificação rápida (QR Code) que, em complemento à Plataforma existente de controlo remoto (“RENO” - Rede Nacional de Oleões), possibilita aos utilizadores a consulta de diversas informações, em tempo real, sobre o seu histórico de utilização dos equipamentos da rede (https://reno.pt/).

Ao abrigo do Protocolo estabelecido, o Município tem também dinamizado a realização de diversas ações de sensibilização junto da comunidade escolar e população em geral do concelho, com o intuito de reforçar a divulgação da rede municipal de oleões e sensibilizar os munícipes para a correta separação dos OAU.

De salientar ainda que, de acordo com a legislação aplicável à gestão de OAU, é responsabilidade dos municípios a criação de redes de recolha seletiva, assegurando o transporte, valorização, rastreamento e quantificação dos óleos, tendo em consideração o número de habitantes do respetivo Município.

Consulte a localização dos oleões.