Sacavenense vence FootLoures

17.06.2019

O Complexo Desportivo Elias Pereira, em Sacavém, foi palco, no dia 10 de junho, da final do torneio FootLoures 2019, cujo grande vencedor foi o Sport Grupo Sacavenense.

O Campo das Corredouras, na Murteira (Loures), e o Parque Desportivo Municipal da Bobadela receberam, nos dias 8 e 9 de junho, as primeiras provas do torneio de futebol 7 FootLoures 2019, uma organização da Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Associação de Futebol de Lisboa.

O torneio contou com diversos jogos, nos quais participaram 16 equipas de sub-11: Associação Desportiva Bobadelense, Atlético Clube do Tojal, Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide, Grupo Cultural e Recreativo Murteirense, Grupo Desportivo Águias de Camarate, Grupo Sportivo de Loures, Sociedade Recreativa Catujalense, Sport Clube de Frielas, Sport Clube Sanjoanense, Sport Grupo Sacavenense, Sporting Clube do Pinheiro de Loures, União Desportiva da Ponte de Frielas e o Zambujalense Futebol Clube. Como equipas convidadas estiveram o Desportivo Domingos Sávio, União Desportiva e Recreativa de Santa Maria e a União Desportiva Vilafranquense.

No dia 10 de junho disputou-se a final da 11.ª edição do FootLoures, no Complexo Desportivo Elias Pereira, em Sacavém, tendo os quatro primeiros classificados sido atribuídos ao Zambujalense Futebol Clube (4.º lugar), Desportivo Domingos Sávio (3.º lugar), União Desportiva e Recreativa de Santa Maria (2.º lugar) e ao Sport Grupo Sacavenense (1.º lugar).

O vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, que marcou presença na entrega dos prémios, começou por agradecer o apoio da Associação de Futebol de Lisboa e do Conselho de Arbitragem “pelo trabalho e esforço voluntários que têm empregue, para que o FootLoures possa ter lugar anualmente. Quero saudar todos os atletas que aqui estão e aos que já passaram pelo FootLoures, que na edição deste ano conseguiu congregar cerca de quinhentos atletas, em diferentes espaços desportivos no concelho, e dezasseis equipas, treze do nosso concelho e outras três de outros concelhos vizinhos”. Paulo Piteira salientou a importância que a formação, no domínio do futebol, assume no seio dos clubes desportivos: “Vivemos num país que se esquece, muitas vezes, do valor da formação, que se assume como essencial para conseguirmos atingir os patamares de qualidade e os resultados desportivos de excelência. E esse trabalho nem sempre é reconhecido. Temos de ser mais exigentes para que o sistema desportivo, na qualidade do futebol, possa recompensar, de certa forma, os clubes que se dedicam a este trabalho, pois não é possível haver uma evolução na modalidade sem haver formação de qualidade”.

“O Município assumiu, este ano, começar a renovar as infraestruturas desportivas, nomeadamente, substituindo um conjunto de sintéticos do nosso concelho, que estão já bastante antigos e que precisam de ser substituídos. Dois deles vão ser já substituídos este verão – Ponte de Frielas e Sanjoanense –, e no  verão do próximo ano serão intervencionados dois outros sintéticos, incluindo o Sacavenense”, anunciou o autarca, sublinhando que “é o contributo da Autarquia para continuar a proporcionar desporto de qualidade às nossas crianças e aos nossos jovens que, infelizmente, não é acompanhado por outras estruturas, que têm tantas ou mais responsabilidades que a Câmara de Loures”. Por último, Paulo Piteira agradeceu o apoio dos pais, “que são essenciais para que tudo isto aconteça. O nosso agradecimento também por acompanharem os vossos filhos e, sobretudo, apelo para que mantenhamos sempre uma atitude, dentro e fora do campo, que faça da formação e da prática desportivas uma referência para todos. Mais importante do que vencermos, é superarmos uma outra batalha que é a da formação de cidadãos, de homens e mulheres capazes de viverem em sociedade e com valores. E o desporto contribui, de certa forma, para isso”.

Paralelamente ao torneio de futebol 7, realizou-se também, no dia 8 de junho, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, uma ação de formação para treinadores, creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com uma unidade de crédito para revalidação da cédula de treinador. No dia 10, em simultâneo com o torneio de futebol 7, tiveram ainda lugar dois convívios de futebol: o 1.º Encontro de Petizes sub-7 e o 2.º Encontro de Traquinas sub-9.

Presente na sessão de entrega de prémios esteve também Paulo Silva, em representação da Associação de Futebol de Lisboa.