História de Arte

Loures recebe menção honrosa nos Prémios SOS Azulejo 2018

24.05.2019

No âmbito dos Prémios SOS Azulejo 2018, o Município de Loures foi galardoado com uma menção honrosa na categoria História de Arte, numa cerimónia realizada no dia 23 de maio, no Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa.

Sob iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), o Projeto SOS Azulejo nasceu da necessidade de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente. Com o objetivo de otimizar recursos necessários à efetiva proteção e valorização deste património, juntaram-se a este projeto as seguintes entidades: Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Universidade de Aveiro (UA), Universidade de Lisboa – Instituto de História de Arte – Rede de Investigação em Azulejo (UL-IHA-RIA), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).

Das muitas iniciativas e ações desenvolvidas pelo projeto, e que promovem a salvaguarda do património azulejar português, há a destacar os Prémios SOS Azulejo. Estes prémios destinam-se a galardoar a excelência dos melhores trabalhos, projetos, estudos, contributos, obras artísticas e ações de proteção e valorização do património azulejar português, reconhecendo assim a sua riqueza e valor incalculáveis.

A 10.ª edição destes prémios, que decorreu no dia 23 de maio, atribuiu oito menções honrosas, das quais se destaca a menção Ex aequo História de Arte, atribuída à Câmara Municipal de Loures, que apresentou o trabalho realizado no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Jorge Rey Colaço, com a organização da Conferência Jorge Colaço. Conhecer, divulgar e preservar, realizada no dia 26 de fevereiro de 2018, no Museu de Cerâmica de Sacavém. A conferência contou com dez comunicações de investigadores da obra azulejar de Jorge Colaço e mais de uma centena de participantes. As comunicações foram escritas pelos autores e editadas numa publicação digital – Memórias da Conferência Jorge Colaço. Conhecer, divulgar e preservar. A acompanhar estas comemorações, a Câmara de Loures realizou uma Mostra Documental Jorge Colaço, sobre os azulejos do artista, produzidos na antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, entre 1904 e 1923. A investigação que deu lugar a esta mostra documental foi também vertida num texto, incluído na publicação digital, e ainda apresentada no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, em junho de 2018, e no Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas), em outubro do mesmo ano.

O contributo deste trabalho colocou na ordem do dia a salvaguarda, a promoção e a divulgação do trabalho de Jorge Colaço em azulejaria artística, ainda hoje in situ, e tão apreciado por portugueses e estrangeiros. A realização da conferência no Museu de Cerâmica de Sacavém simbolizou, de alguma forma, o regresso de Jorge Colaço ao lugar que lhe proporcionou as condições e os meios artísticos para criar os seus painéis de azulejos artísticos, ainda hoje reconhecidos e apreciados nos edifícios para os quais foram encomendados. A edição das memórias da Conferência fixa um legado de investigação atual, para a bibliografia deste artista maior da azulejaria portuguesa.

Além dos cinco prémios igualmente atribuídos pelo MPJ, há ainda a referir a atribuição do prémio de carreira 2018, entregue à arquiteta e urbanista Dora Alcântara, que muito tem feito pela História de Arte portuguesa e brasileira, e que marcou presença na cerimónia de entrega dos Prémios SOS Azulejo 2018, que se realizou no dia 23 de maio, no Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa.