Semana da Educação

Gala da Educação homenageia comunidade educativa de Loures

24.05.2019

Realizou-se, no dia 23 de maio, no Pavilhão Paz e Amizade, a Gala da Educação, iniciativa inserida na Semana da Educação 2019, que teve como objetivo homenagear os agentes educativos do concelho de Loures.

• semana da educação_13
  • semana da educação_14
  • semana da educação_15
  • semana da educação_16
  • semana da educação_18
  • semana da educação_17
  • semana educação 2019_7
  • semana educação 2019_8
  • semana educação 2019_3
  • semana educação 2019_4
  • semana educação 2019_1
  • semana educação 2019_2
  • semana educação 2019_5
  • semana educação 2019_6
  • semana educação 2019_9
  • semana educação 2019_10
  • semana educação 2019_11
  • semana educação 2019_12

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, e Gonçalo Caroço, vereador com o pelouro da Educação, entregaram os galardões a todos os agrupamentos de escolas, escola não agrupada, IPTRANS, instituições particulares de solidariedade social e associações de pais e encarregados de educação do concelho.
“Está a decorrer uma semana que mostra a enorme vitalidade da nossa comunidade educativa, que, todos os dias, constrói uma educação melhor para todos, fazendo com que o futuro possa ser mais auspicioso”, referiu, na ocasião Bernardino Soares.
“A Câmara de Loures continua a apostar, decisivamente, na área da educação com iniciativas que já estão em prática há alguns anos”, disse o presidente da Câmara, exemplificando com “o apoio social e pedagógico através do material escolar, a intervenção das equipas multidisciplinares, o incentivo aos projetos socioeducativos”, destacando a isenção de pagamento das refeições escolares para o escalão B. “Mais de 50% das crianças do 1.º ciclo do nosso concelho têm refeições escolares gratuitas”, reforçou.
O autarca quis, ainda, salientar o Projeto de Adaptação ao Meio Aquático, que irá permitir aos alunos do 1.º ciclo a frequência de aulas de natação nas piscinas municipais. “É um projeto que vai exigir muito de todos, pois teremos de enfrentar novos desafios de organização e de logística, mas vamos em conjunto encontrar as soluções para que os nossos meninos possam ter acesso à aprendizagem da natação”.
Bernardino Soares abordou também a aposta, por parte do Município de Loures, na renovação das infraestruturas escolares. “As infraestruturas não são tudo. Não há boas escolas sem bons professores e auxiliares, nem sem a participação dos pais. No entanto, é evidente que o estado do edificado escolar tem muita importância na forma como as atividades são desenvolvidas”.
“Este ano vai ser lançado mais um conjunto de obras de renovação de várias escolas do nosso concelho. Estamos, até, a intervir para além daquilo que é a nossa responsabilidade, utilizando meios da Câmara para responder a necessidades que não têm sido concretizadas pelo Ministério da Educação”, alertou.
A Gala da Educação 2019 continuou com a atuação do grupo de percussão do Conservatório D’Artes de Loures, da classe de coro do Polo de Loures da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e da Oficina de Cante Alentejano do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, que contou com a participação da cantora Celina da Piedade.

Mostra de Educação em Loures
A Semana da Educação, que vai decorrer até ao próximo dia 29 de maio, tem sido rica num conjunto de atividades, das quais se destaca a exposição ArtEscola patente no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte. Este projeto tem como objetivo divulgar a criatividade e as artes produzidas por docentes e não docentes das escolas do concelho de Loures, através da exposição coletiva de trabalhos artísticos elaborados a partir de vários materiais e técnicas.
No programa deste ano destaque, ainda, para o espetáculo integrado no Projeto de Promoção do Interculturalismo Livres e Iguais, realizado no dia 21 de maio, que contou com a participação de Carlão, e no dia 22, para o IV Encontro das Universidades da Terceira Idade de Loures.
A Mostra de Projetos Escolares que esteve patente no Pavilhão Paz e Amizade foi abrilhantada com o espetáculo da Maria Vasconcelos – As Canções da Maria.
O dia 28 de maio será dedicado à inclusão, com o lançamento da 4.ª edição da Revista eLRS – Educação em Loures, e a realização de uma mesa redonda sobre Educação Inclusiva, a partir das 15h30, no Auditório da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures.