Município de Loures

Mais apoios para agentes desportivos e culturais

24.05.2019

A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião realizada a 22 de maio, as comparticipações financeiras a atribuir aos agentes desportivos e culturais do concelho, no âmbito das candidaturas aos programas municipais em vigor, com aumentos em todas as áreas.

• Reunião de Câmara 22 maio

O Programa Municipal Mais Formação, que visa comparticipar financeiramente as coletividades que desenvolvem trabalho regular na área da formação desportiva, vai apoiar “mais cinco centros de formação, mais cinco modalidades e o volume das transferências financeiras vai crescer 12.399,52 euros”, face à época anterior, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, perfazendo um total de cerca de 66 mil euros para a época 2018/2019.

Para o mesmo período, e no âmbito de outro programa municipal – Desporto Mais –, a Autarquia irá transferir cerca de noventa mil euros, que visam apoiar financeiramente a formação e participação de atletas ou equipas, do escalão sénior, em campeonatos nacionais.

Para a modalidade de ciclismo, existente apenas no Grupo Desportivo de Lousa, a Autarquia deliberou transferir três mil euros, referentes aos custos com a organização de um prémio de ciclismo a contar para os campeonatos nacionais da modalidade, integrado no programa das Festas de Loures de 2018, e que se irá repetir também em 2019.

Aos agentes culturais, que desenvolvem atividade nas áreas da música, do teatro e das tradições regionais, serão atribuídos, ao abrigo dos acordos de colaboração, cerca de 130 mil euros, distribuídos por 65 entidades.

Apoios sociais e educação

No âmbito dos apoios a entidades da área social, foi aprovada cedência de uma propriedade municipal, com cerca de 2 300 m², à Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas, para construção de um equipamento com a valência de creche, bem como a submissão à Assembleia Municipal da proposta de desafetação do domínio público municipal de um terreno com cerca de 5800 m², para posterior cedência à Comissão Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Santa Iria de Azóia (CURPISIA), com vista à construção de um equipamento residencial para idosos e um jardim de infância, aumentando desta forma as respostas socias nestas áreas.

Na área da educação, a aprovação do procedimento, da designação do júri e do gestor de contrato relativo à aquisição de serviços de transporte, no âmbito do Projeto de Adaptação ao Meio Aquático, significa mais um passo importante para a recuperação de um projeto que irá permitir que todas crianças do primeiro ciclo do ensino básico tenham acesso às piscinas municipais e a um programa de aprendizagem de natação.

Medidas mitigadoras dos impactos das obras em Sacavém

Nesta reunião de Câmara foi ainda aprovada a celebração de um protocolo entre o Município de Loures e a Caixa Económica Montepio Geral, que visa assegurar zonas de estacionamento alternativas e a instalação de estruturas modulares pré-fabricadas no terreno do antigo Quartel dos Adidos, em Sacavém.

A execução da obra de regularização fluvial e controlo de cheias da ribeira do Prior Velho, conhecido como Caneiro de Sacavém, irá provocar cortes temporários na circulação viária nas ruas Salvador Allende e Auta da Palma Carlos, bem como a impossibilidade de estacionamento nessas vias, pelo que foi necessário encontrar soluções alternativas de circulação e estacionamento durante o período em que decorre a obra.

Em período coincidente com esta intervenção, irá decorrer ainda a obra de beneficiação e ampliação da Escola Básica N.º 3 de Sacavém que, por se encontrar na área de influência da obra do Caneiro, irá impedir o normal uso das suas instalações por parte da comunidade educativa.

Com este protocolo fica também garantido o funcionamento deste equipamento escolar em instalações provisórias, compostas por estruturas modulares pré-fabricadas com condições adequadas à função, também no terreno do antigo Quartel dos Adidos.