Sacavém

Loures exige “solução transitória imediata” para desalojados de incêndio em paiol desativado

23.05.2019

O presidente da Câmara Municipal de Loures exigiu hoje uma “solução transitória imediata” por parte do Estado, para a situação das 37 pessoas desalojadas, na sequência do incêndio num paiol desativado em Sacavém, no passado domingo.

• conferência imprensa sacavém 1
  • conferência imprensa sacavém 2
  • conferência imprensa sacavém 3

Bernardino Soares falava aos jornalistas logo após ter visitado as 37 pessoas (20 adultos e 17 crianças) que se encontram alojadas no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Sacavém. “Não podemos aceitar esta situação de enorme precaridade. É preciso uma solução transitória imediata para que estas pessoas tenham um acolhimento com dignidade”, disse.

O autarca reiterou que a Câmara Municipal já havia avisado, por diversas vezes, e ao longo de vários anos, o Ministério da Defesa Nacional, alertando para a situação que ali estava a ser criada. “Passados estes dias, há uma total ausência de respostas. O Governo tem de se envolver e arranjar uma solução imediata para que depois, com mais tempo, se possa trabalhar numa solução definitiva, que não se resolve sem o apoio do Estado”, garantiu.

Bernardino Soares lembrou que “falta uma política de apoio à habitação, apenas solucionável com um programa nacional, uma resposta global do Estado, com o apoio dos municípios”.

Recorde-se que, desde o passado domingo, a Câmara Municipal, juntas de freguesia, bombeiros, instituições sociais, Segurança Social e Centro de Saúde têm ajudado as 37 pessoas desalojadas com medicamentos, roupa, materiais escolares, entre outros bens de primeira necessidade.

Contudo, alerta Bernardino Soares, “isto não é uma situação digna para ninguém. Não podemos ter as pessoas, com crianças, a viver, permanentemente, no pavilhão dos bombeiros”.

Entretanto, e enquanto decorria esta visita, a Presidência da República anunciou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá receber, na próxima segunda-feira, uma delegação composta pela Câmara Municipal de Loures e algumas das pessoas desalojadas.