Loures cede imóvel para a instalação da unidade de saúde de Lousa

23.05.2019

A Câmara Municipal de Loures e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo assinaram, a 22 de maio, um acordo para a instalação da Unidade de Saúde de Lousa num imóvel da Autarquia.

• al1
  • al2
  • al3
  • al4
  • al5

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, e o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, assinaram um acordo de cedência de um imóvel municipal, onde será instalado o Centro de Saúde de Lousa. Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures – Odivelas, esta unidade médica vem cumprir um desejo antigo da população da freguesia de Lousa, que tem mais de três mil habitantes.

Para Bernardino Soares, o acordo é mais um capítulo do trabalho que a Autarquia tem desenvolvido no sentido de “promover uma melhor saúde para todos os habitantes”, salientando que “essa promoção passa pela assunção de responsabilidades acima do que são as nossas competências”, ao nível das infraestruturas.

“É evidente que o problema da saúde não se resolve apenas com infraestruturas. Resolve-se também com profissionais”, afirmou o presidente do Município, que apelou ao Ministério da Saúde para fazer “um esforço por forma a completar as necessidades que temos no nosso concelho”. Bernardino Soares alertou também para a enorme escassez de profissionais de saúde, com particular realce para os médicos de família que estão longe de atingir os números desejados. “Podemos ter as melhores infraestruturas, mas elas de pouco servirão se não tivermos os profissionais necessários para atender a população”, disse.

A chave do imóvel municipal, situado na Rua Heróis do Ultramar, em Lousa, foi entregue após a assinatura do acordo. A ARSLVT será responsável pelas obras de adaptação e pela sua conservação. O contrato celebrado tem uma vigência de 50 anos, renovando-se automaticamente por períodos idênticos.

Na sessão protocolar, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, estiveram presentes Gonçalo Caroço, vereador responsável pelo pelouro da Saúde na Autarquia, os vereadores Ivone Gonçalves e João Calado, Nelson Batista, presidente da Junta de Freguesia de Lousa, e Ileine Lopes, diretora do ACES Loures – Odivelas.