Cultura e Educação

Final do projeto Residências Artísticas apresentado em Sacavém

23.05.2019

A Escola Básica N.º 3 de Sacavém participou no projeto R-A Residências Artísticas - 2018/19, desenhado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, que culminou numa apresentação pública no Museu de Cerâmica de Sacavém, no dia 17 de maio.

• residências artísticas 1
  • residências artísticas 2
  • residências artísticas 3

O objetivo do projeto foi incorporar as práticas artísticas no quotidiano das crianças, promovendo o gosto pela arte e a criação de hábitos culturais.
Durante uma semana, de 13 a 17 de maio, o coralista do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, Jorge Rodrigues, realizou um trabalho sistemático com os alunos das turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade desta escola do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, em Sacavém, no sentido de desenvolver o conhecimento musical, dando a conhecer compositores, sons e significados, e articulando a música com os princípios da cidadania e da democracia.
O resultado final foi apresentado publicamente, no dia 17 de maio, num espetáculo em que o grupo demonstrou os valores da responsabilidade conjunta, o respeito pela diversidade, mostrando a alegria do dever cumprido e o envolvimento com a experiência artística.
Presente no evento esteve o vereador com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Loures, Gonçalo Caroço, clarificando que “desde há muito que a cultura e a educação são duas vertentes do nosso trabalho que estão de braço dado, sendo duas áreas prioritárias”.
“Ao longo dos anos muito apostámos na educação e na cultura”, referiu o vereador, dando exemplos de projetos como os Músicos de Palmo e Meio ou o DançArte, “que abrangem milhares de crianças”.
“Aquilo que vimos aqui hoje não foi só música. Vimos arte, vimos expressão física. Os alunos não cantaram só. Dançaram e expressaram alguma coisa. Vimos aqui que a arte pode ser o conjunto de muitas artes”, continuou.
“Se deixaram nestes alunos o embrião pela música e pela arte, então estejam descansados porque estão no concelho certo para poderem desenvolver esse embrião. No nosso concelho a arte e a educação têm futuro”, concluiu.
A encerrar o evento esteve também a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, dando os parabéns a alunos e professores.
“É com um enorme gosto que vemos a música a entrar na sala de aula. Este é um projeto muito especial para a cultura e para a educação, pois além de juntar estas duas vertentes, junta também municípios e agrupamentos escolares e é com a articulação e esforço de todos que conseguimos chegar aqui e ver este fantástico espetáculo”.
“São muitos braços a contribuir para este trabalho e, acima de tudo, a semear o gosto pela arte, a proximidade que se quer aos artistas e a formação desde pequenos, incutindo-lhes a mensagem de que a arte faz parte da nossa cidadania e que a arte e a cultura fazem parte da nossa educação”.
Presentes na cerimónia estiveram, ainda, a coordenadora do Programa de Educação Estética e Artística, Carla Rosa, o diretor do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro,  Carlos Candeias, e o seu patrono, o fotógrafo Eduardo Gageiro.
O Projeto R-A, Residências Artísticas, traduz uma iniciativa interministerial entre as áreas da Educação e da Cultura. É dinamizado pela Equipa de Educação Artística (EEA), da Direção-Geral da Educação (DGE), através do Programa de Educação Estética e Artística(PEEA) e, no presente ano letivo de 2018/2019, acolhe os contributos de diversas entidades da cultura e da educação.
Destinado a crianças do primeiro ciclo do ensino básico, o referido projeto tem por objetivo integrar as práticas artísticas no dia a dia dos alunos.
Até junho de 2019, realizar-se-ão, no território nacional, Residências Artísticas em 23 agrupamentos de escolas, prevendo-se que este subprograma do PEEA, que visa a promoção da aprendizagem e a experimentação do processo de criação nos diferentes domínios da linguagem artística, contribua para que, mais de 500 alunos, possam desenvolver o conhecimento em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.