Loures promove meeting sobre alimentação biológica nas escolas

22.05.2019

A Câmara Municipal de Loures, em parceria com a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, promoveu o 2.º Meeting Agricultura Biológica em Loures, que decorreu no dia 20 de maio, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

Apresentar o projeto piloto Alimentação Biológica nas Escolas, desenvolvido no âmbito do plano de ação da Estratégia Nacional de Agricultura Biológica, e trazer à discussão questões e desafios que se colocam a diferentes níveis, desde a produção, à confeção e ao fornecimento das refeições em modo biológico, foram os objetivos deste 2.º meeting de agricultura biológica organizado pelo Município de Loures.

“Temos vindo a trabalhar neste setor, no sentido de potenciar a agricultura sustentável, assim como incentivar este tipo de produção em modo biológico. É importante garantir melhores formas de distribuição, quer através de circuitos curtos, do projeto PROVE, quer de um conjunto de iniciativas municipais que promovam esta área”, começou por referir António Pombinho, em representação da Câmara Municipal de Loures. “Pretendemos com este 2.º meeting discutir a alimentação biológica nas escolas e, através delas, proporcionar às nossas crianças refeições de qualidade”, salientou António Pombinho, que marcou presença na sessão de abertura da iniciativa.

O encontro contou com a presença de seis produtores locais – Casal da Junqueira, Firmino Jesus, Horta do Adão, Quinta da Cruz, Frutos da Coutana e Rui Simão –, que começaram por apresentar as suas explorações biológicas, com destaque para a área de produção e os produtos produzidos. Seguiu-se um painel dedicado às contribuições apresentadas pelas diversas entidades convidadas, as quais abordaram temas centrais na área da alimentação biológica nas escolas: Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – A Estratégia Nacional de Agricultura Biológica e a alimentação bio nas escolas; Junta de Freguesia dos Olivais – Refeições Saudáveis e Biológicas; Câmara Municipal de Torres Vedras – Projeto Biocantinas; AGROBIO – Desafios, oportunidades e respostas; A2S – Apoio a projetos de desenvolvimento agrícola, através de fundos comunitários; Loures INOVA – Programa Go Market, acelerador de negócios inovadores no cluster Agroalimentar e Logística; MARL – Possíveis pontes e diálogos comerciais; Cooperativa Agrícola de Loures – Parceria com as escolas na área da apicultura; Rede Rural Nacional – O trabalho com os circuitos curtos; e Câmara Municipal de Loures – Economia local.

Os contributos apresentados pelas várias entidades participantes neste encontro em muito contribuíram para a partilha de sinergias, possíveis parcerias e a procura de soluções que preocupam tanto os produtores, em modo biológico, como o consumidor final, que nesta reunião se centrou nas escolas.

Marcaram igualmente presença nesta iniciativa os presidentes das juntas de freguesia de Fanhões e Lousa e da União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, Jorge Simões, Nelson Batista e João Florindo, respetivamente.