Serviço de Recolha Oficial

Assinatura de acordos para proteção animal

16.05.2019

A Câmara Municipal de Loures assinou protocolos de colaboração com as associações SOS Animal e CLICK Positivo, a 14 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da proteção animal.

• aa1
  • aa2
  • aa3
  • aa4

A Associação Grupo de Socorro Animal de Portugal – SOS Animal – vai assegurar serviços veterinários urgentes, 24 horas por dia, incluindo fins de semana. Este serviço destina-se aos animais ao cuidado da Autarquia e para os que, vítimas de acidentes, tenham sido recolhidos pelos serviços municipais. O acordo estabelece, também, a realização de consultas médico-veterinárias gratuitas e o acesso aos serviços do Hospital Veterinário Solidário, em Lisboa.

Relativamente ao protocolo com a Associação CLICK Positivo, o grande objetivo é estimular a adoção dos animais que estão ao cuidado do Município. A associação terá a seu cargo o acompanhamento dos animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Loures (CRO). A colaboração inclui a realização de formações, destinadas aos funcionários do CRO, e ações de sensibilização em escolas do concelho.

Na assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, realçou o “conjunto acrescido de responsabilidades e funções que os municípios” passaram a ter na área do bem-estar e segurança animal. Os acordos com a SOS Animal e a CLICK Positivo têm por objetivo fornecer “apoios, respostas e soluções para problemas que não conseguimos resolver sozinhos”. O autarca reconheceu que o contributo destas associações será “essencial para a melhoria da nossa resposta”, nesta área específica.

O presidente referiu, ainda, o investimento da Autarquia “em meios próprios”, destacando as obras no CRO, que incluem o aumento da capacidade de alojamento e uma sala de cirurgia, o reforço de pessoal e a recente afetação ao serviço de uma nova viatura vocacionada para recolha de animais sinistrados, que vão aumentar a capacidade de resposta do Município nesta área.

A sessão protocolar contou com a presença do vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, da vereadora Ivone Gonçalves, da presidente da Associação Grupo de Socorro Animal de Portugal – SOS Animal –, Sandra Cardoso, e das vice-presidentes da Associação CLICK Positivo, Nídia Rodrigues e Tânia Carvalho.