Acordo com a Associação Portuguesa de Escritores

Loures vai instituir Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

17.04.2019

A Câmara Municipal de Loures aprovou, a 10 de abril, em Reunião de Câmara, o acordo de colaboração a celebrar com a Associação Portuguesa de Escritores (APE), com vista à realização do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho | APE / Câmara Municipal de Loures.

O acordo surge no âmbito de uma parceria estratégica de cooperação, nos domínios da criação literária e da promoção da literatura e da literacia, a celebrar entre o Município de Loures e a Associação Portuguesa de Escritores, que visa a realização do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho | APE / Câmara Municipal de Loures, que terá a sua primeira edição este ano. Este Prémio destina-se a galardoar, em cada ano, um livro português e de autor português, publicado em primeira edição.

A Câmara de Loures compromete-se a apoiar financeiramente a APE no valor de 20 mil euros, dos quais doze mil e quinhentos euros serão destinados ao prémio a atribuir ao vencedor e sete mil e quinhentos euros a despesas conexas à organização e realização do concurso, tais como o pagamento ao júri, despesas de índole logística, administrativa, de secretariado e de organização de eventos, de promoção e divulgação, associados ao Grande Prémio, como é o caso das conferências de imprensa e da cerimónia pública de entrega do Prémio. O Município irá igualmente colaborar na organização do evento, a realizar no concelho de Loures.

Já a Associação Portuguesa de Escritores terá a responsabilidade de realizar e organizar o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho | APE / Câmara Municipal de Loures, bem como de garantir que as próximas edições da obra galardoada referenciarão o Grande Prémio e a entidade patrocinadora.

Este Prémio pretende, assim, fortalecer a notoriedade do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pelo Município de Loures em 1993, homenageando a memória da escritora e ativista que muito contribuiu para a dinâmica cultural do concelho. Tem como objetivo incentivar a produção literária em língua portuguesa, premiando obras inéditas de autores, nas suas diversas modalidades.

“Através do Grande Prémio de Poesia, pretendemos que o Prémio Literário ganhe maior visibilidade e projeção a nível nacional”, disse, na ocasião, o vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira.