Património

Loures integra projeto de promoção do passado romano

17.04.2019

O Município de Loures marcou presença na apresentação do projeto Lisboa Romana - FELICITAS IULIA OLISIPO, que decorreu, no dia 10 abril, em Lisboa, cujo objetivo é a criação de uma rede regional que reforce a coesão identitária através da evocação de um passado romano comum.

• Lisboa Romana_1a
  • Lisboa Romana_2a
  • Lisboa Romana_3a

Trata-se de uma iniciativa conjunta de 21 municípios, envolvendo universidades, fundações, entidades públicas e privadas, num projeto que pretende abordar, de forma multidisciplinar, a ocupação romana do território a que hoje corresponde a Área Metropolitana de Lisboa.
Uma ocupação que resultou na constituição do municipium ciuium  romanorum de Felicitas Iulia, há 2000 anos, que agregava uma vasta área geográfica, que se estendia da Arrábida a Montejunto. Uma realidade romana que, apesar da dinâmica da história e do municipalismo Português, nunca se esbateu na sua totalidade, dadas as ligações económicas, politicas, culturais e sociais mantidas ao longo do tempo, entre os espaços da Área Metropolitana de Lisboa.
O Município de Loures associou-se a este projeto, tendo em conta os recursos patrimoniais representativos da presença romana, existentes no concelho. Parte de um registo detalhado com cerca de 350 sítios arqueológicos, estes recursos estarão brevemente disponíveis num website e numa aplicação móvel, que permitirá aos utilizadores viajar no tempo e ainda construir percursos num mapa interativo e dinâmico, que abrange toda a Área Metropolitana de Lisboa.