A RIPAR na EBIO

Saída de campo à Estação da Biodiversidade de Fontelas

17.04.2019

A Câmara Municipal de Loures promoveu, no dia 13 de abril, uma saída de campo à Estação da Biodiversidade (EBIO) de Fontelas, em Lousa.

• ripar na ebio 1
  • ripar na ebio 2
  • ripar na ebio 3

A primeira saída de campo para RIPAR – Registar, Identificar e PARtilhar – na EBIO de Fontelas foi acompanhada pelas investigadoras Eva Monteiro e Sandra Antunes do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Durante o percurso, os cerca de 25 participantes puderam identificar e ficar a conhecer melhor oito espécies diferentes de orquídeas silvestres encontradas durante a saída.
A família das orquidáceas portuguesas é composta por pouco mais de 70 espécies dispersas por todo o país, sendo mais abundantes nas zonas calcárias e algumas muito restritas a zonas como o Buçaco, Caramulo ou Montesinho.
Apesar de não estarem sujeitas a estatuto especial de conservação, devem ser apenas observadas, fotografadas e nunca colhidas, pois são pouco abundantes ou raras, e algumas encontram-se mesmo em perigo de extinção. A destruição do seu habitat é a sua principal ameaça, pelo que é importante preservar os espaços naturais ou seminaturais onde ainda subsistem.
A próxima saída, de um total de quatro, será dedicada às borboletas e está agendada para o dia 25 de maio, entre 10h00 às 13h00, também acompanhada pelo TAGIS.
Inscrições para o email dzvf@cm-loures.pt ou pelos telefones 211 150 326/211 151 531.