São João da Talha

Entregue alvará da célula 1 do Bairro da Fraternidade

16.04.2019

A Câmara Municipal de Loures entregou, no dia 13 de abril, mais um alvará de loteamento no Bairro da Fraternidade, na União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela.

• Entrega de alvará célula 1 Bairro Fraternidade_1
  • Entrega de alvará célula 1 Bairro Fraternidade_2
  • Entrega de alvará célula 1 Bairro Fraternidade_3
  • Entrega de alvará célula 1 Bairro Fraternidade_4
  • Entrega de alvará célula 1 Bairro Fraternidade_5

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, lembrou que se trata “do segundo alvará do ano 2019 na freguesia de São João da Talha”.
Este alvará de loteamento da célula 1 irá permitir que “134 lotes de terreno rústicos se tornem urbanos, de forma a que os proprietários possam legalizar as habitações existentes”, frisou o presidente da Comissão de Administração do Bairro da Fraternidade, António Alexandre.
Bernardino Soares aproveitou a ocasião para lembrar que depois de “restabelecida a confiança entre os bairros e a Câmara Municipal, indispensável para estes processos avancem, está a ser possível concretizar a legalização de um conjunto significativo de bairros de génese ilegal”, nomeadamente, nesta união de freguesias em que as equipas técnicas da comissão de administração e do Município conseguiram “com grande empenho e capacidade de ultrapassar problemas, chegar a este resultado”.
Também Nuno Leitão, presidente da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, aproveitou para lembrar “a todos os outros moradores e comissões de administração conjunta de outros bairros que ainda não tenham o seu processo de alvará concluído, este é mais um passo para a consolidação do nosso território”.
Nesta cerimónia, além da entrega do alvará de loteamento da célula 1, foi ainda assinado o contrato de urbanização da célula 4, com vista à contratualização dos projetos referentes à operação de loteamento de mais uma célula do Bairro da Fraternidade.
Bernardino Soares recorda que depois da entrega do alvará da célula 8, “a entrega do alvará da célula 1 e a assinatura do contrato de urbanização da célula 4, que aqui fizemos hoje, significa que há um caminho que está a ser feito e a dar resultados concretos aqui para o Bairro da Fraternidade”.
Recorde-se que a decisão do Executivo de tomar para o regime de intervenção municipal o Bairro da Fraternidade foi essencial, pois permitiu a divisão do bairro em várias células, o que torna o processo mais rápido. “Seria muito mais difícil estarmos a tratar todo o bairro ao mesmo tempo”, concluiu o autarca.