Navegante

Passe único metropolitano entra em vigor a 1 de abril

18.03.2019

A partir de 1 de abril já vai ser possível utilizar o passe Navegante, um passe válido para todas as empresas de transportes públicos nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

O Município de Loures assinou, no dia 18 de março, juntamente com o Governo e os restantes municípios da AML, os contratos para a entrada em vigor, já em abril, de um passe único nos 18 concelhos da AML, que custará no máximo 40 euros.
O passe único terminará com as centenas de títulos combinados que existem atualmente. O Navegante Municipal custará 30 euros, permitindo viagens dentro do concelho, enquanto que o Navegante Metropolitano custará 40 euros, permitindo deslocações em toda a área metropolitana, em todos as empresas de transporte. O mesmo será dizer que poderá viajar, por exemplo, entre Setúbal e Loures por 40 euros.

Para a concretização desta medida que beneficiará milhares de famílias do concelho de Loures, o município vai investir cerca de 2, 5 milhões por ano.

O Navegante Metropolitano terá, ainda a variante +65, destinando-se a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas. Terá um preço de 20 euros e uma validade mensal.
O novo passe permitirá, ainda, que cada agregado familiar pague no máximo o valor de dois passes Navegante Metropolitano, ou seja, 80 euros, independentemente do número de elementos do agregado familiar. O mesmo se aplica ao Navegante Municipal Família, mas neste caso, o valor máximo é de 60 euros. Ambos só estarão disponíveis a partir de julho.
Também as crianças poderão viajar gratuitamente em toda a AML até ao último dia dos seus 12 anos, o que atualmente só acontecia no concelho de Lisboa.
O novo sistema de passes abrange todos os operadores de transportes dos 18 municípios da AML: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

pc