Arte e fantasia

Carnaval de Loures atrai milhares de foliões à cidade

07.03.2019

O Carnaval de Loures saiu à rua, trazendo até à cidade milhares de pessoas para ver mais de 1850 figurantes desfilarem com muita “arte e fantasia”.

“Arte e Fantasia” foi o tema do Carnaval de Loures 2019 que, entre os dias 2 e 6 de março, inundou as ruas da cidade de cor e muita animação.

Mais de 100 mil pessoas vieram até Loures para verem passar os 15 carros alegóricos e os 20 grupos, que, a pé, iam fazendo a festa. Ao longo de mais de três horas, cerca de 1850 figurantes dançaram e desfilaram ao som da Banda Sinal.

“Arte e Sedução”, “O Mundo dos Doces”, “Ninfas do Tejo”, “Frida Kahlo”, “Magia” e “Loures Arte Pública”, foram alguns dos temas espelhados nos carros e nos fatos que nos dias 3 e 5 de março desfilaram pelas ruas da cidade de Loures.

De destacar a entrada no corso, este ano, da Associação Luiz Pereira Motta, do Grupo Desportivo de Lousa e do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, que trouxeram com eles perto de 300 novos figurantes.

Os festejos carnavalescos começaram logo no dia 2 de março, com a receção dos reis do Carnaval no Largo 4 de Outubro e com a respetiva coroação, já no Pavilhão Paz e Amizade, por parte do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares. Vasco Catarino e Isabel Santos, do Grupo de Carnaval de Montemor foram os reis deste ano.

Destaque, ainda, para os bailes e para a noite foliona, que continuou após o fim do desfile de Carnaval, no palco central em frente ao Pavilhão Paz e Amizade.

A encerrar os festejos não podia faltar a despedida do Rei D. Ocarário, no Largo 4 de Outubro, ao qual um grupo de viúvas, inconsoláveis, aproveitava para dar o último adeus. Seguiu-se o cortejo fúnebre de Enterro do Carnaval de Loures pelas principais ruas da cidade de Loures até ao Parque Adão Barata, local onde foi lido o testamento. A noite terminou em beleza com o tradicional fogo-de-artifício que coloriu os céus da cidade.