Programa RU:RBAN

Loures implementa parques hortícolas no concelho

11.02.2019

Realizou-se, no dia 7 de fevereiro, a primeira reunião do Grupo de Ação Local URBACT, do projet RU:RBAN, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

• Urbact_notícia_1
  • Urbact_notícia_2
  • Urbact_notícia_3

O RU:RBAN é um projeto europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, cofinanciado até 70% pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com duração de dois anos.

Além de Loures, participam neste projeto Roma (Itália), Vilnius (Lituânia), Cracóvia (Polónia), Caen (França), Corunha (Espanha) e Salónica (Grécia).

Assim, reuniu-se no dia 7 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Grupo de Ação Local que irá implementar o projeto no Município de Loures: criar e organizar parques hortícolas em três zonas do concelho.

De acordo com o URBACT da União Europeia, uma boa prática é "uma experiência de sucesso que foi testada e validada, que merece ser partilhada para que um maior número de cidades a possa adotar”.

Neste caso, a boa prática adotada é o modelo de gestão de hortas urbanas em Roma que, ao ser aplicada em Loures, irá promover a agricultura em modo biológico e a sustentabilidade no concelho, através do trabalho em rede.

Os três parques hortícolas ficarão localizados na Urbanização da Quinta do Conventinho, local em fase final de obra, onde ainda é necessário dar início ao seu funcionamento, atribuindo os talhões; nos Terraços da Ponte, em Sacavém, e no Bairro da Petrogal, na Bobadela, locais já ocupados por talhões de hortas urbanas, mas que necessitam, no entanto, de ordenamento do espaço e de regulamentação. Todas as pessoas envolvidas na administração das hortas urbanas irão receber formação.

Ao longo dos dois anos de duração do projeto, o grupo de ação local de Loures irá ter oportunidade de se reunir com frequência, estando a próxima ação prevista já para dia 21 de março, com uma visita aos parques hortícolas.

Partilha de experiências e encontros com os países parceiros, bem como a participação em reuniões internacionais, são ações que fazem parte do projeto.