Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Educação ao longo da vida

23.01.2019

O Município de Loures recebeu, no dia 18 de janeiro, a primeira reunião de trabalho do grupo temático Educação ao longo da vida, integrada no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE).

Criado no âmbito do Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, realizado em junho do ano passado, no Município de Loures, o grupo temático Educação ao longo da vida surge com o objetivo de abordar a temática da aprendizagem ao longo da vida, que é transversal a todas as idades e a diversas áreas, desafiando os vários municípios que integram o grupo a refletir sobre o tema, a definir os seus objetivos, bem como a desenvolvê-lo na respetiva ação municipal.

A primeira reunião deste grupo temático, coordenado pelo Município de Loures, realizou-se no passado dia 18 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, e contou com a participação de sete municípios – Azambuja, Loures, Matosinhos, Odivelas, Palmela, Pombal e Setúbal .

“No Município de Loures, a Educação foi definida com uma prioridade na atividade municipal desde 2013. Desde essa altura que apostámos na melhoria das condições do nosso parque escolar e dos recursos humanos associados, dando simultaneamente um forte impulso a novos projetos socioeducativos junto das nossas crianças e jovens. Nesse trabalho, relevamos, hoje, o iniciar do projeto DançArte, para mais de 900 crianças nas nossas escolas, ou do projeto de adaptação ao meio aquático, que permitirá a mais de cinco mil crianças iniciar a aprendizagem da natação a partir do próximo ano letivo”, começou por dizer o vereador responsável pelo pelouro da Educação na Câmara Municipal de Loures, que marcou presença na reunião.

“Estando o trabalho junto das escolas a dar bons resultados, e com perspetivas de futuro, é necessário dar resposta à educação na idade adulta”, afirmou Gonçalo Caroço. Nesta vertente, o autarca destacou o trabalho que tem vindo a ser feito com as escolas do concelho para que “o ensino noturno continue a dar resposta a centenas de pessoas que, de outra forma, não teriam qualquer possibilidade de avançar nos seus estudos e qualificações”. Gonçalo Caroço destacou, ainda, a importância da Academia dos Saberes – polos de Loures e Sacavém, “projeto municipal  do Departamento de Educação que integra ciclo educativo ao longo da vida no nosso concelho. É um projeto de grande alcance pedagógico e social, pois permite a milhares de pessoas não só aprenderem, mas também ensinarem aquilo que a vida lhes proporcionou, permitindo melhorar significativamente as competências desta faixa etária da população”. “O crescimento desta área vai continuar, com a abertura de um novo espaço em Camarate, já previsto para este ano”, anunciou o vereador da Câmara Municipal.

Em jeito de conclusão, Gonçalo Caroço sublinhou a importância do empenho de todos os participantes neste grupo de trabalho, no sentido “de aprofundarmos o nosso trabalho nesta área, disponibilizando o nosso contributo e o nosso conhecimento para que outros municípios continuem a desenvolver a educação ao longo da vida”.

Presente nesta reunião esteve também o Município de Lisboa, representante de Portugal no Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), na qual fazem parte 493 cidades e 36 países, de todos os continentes. A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras integra atualmente 74 municípios membros.

O Direito de Aprender

Para dinamizar a primeira reunião do grupo temático Educação ao longo da vida, a Câmara Municipal de Loures convidou Rui Seguro, da associação O Direito de Aprender, que trouxe para esta reflexão a temática da aprendizagem ao longo da vida, com base na missão, nos objetivos e nas atividades que pautam esta associação.

Rui Seguro apresentou o projeto As Cidades de Aprendizagem, da UNESCO, que a associação tem vindo a promover através do Guia de Ação para as Cidades de Aprendizagem, publicado pelo Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO, que destaca abordagens concretas para o desenvolvimento de cidades de aprendizagem verdes e saudáveis, equitativas e inclusivas,  de trabalho digno e de empreendedorismo nas cidades de aprendizagem.

Segundo Rui Seguro, a promoção da educação, através do acesso a uma educação completa e permanente, constitui um direito inalienável das pessoas adultas, sendo este o objetivo principal da associação.