Iluminação pública e edifícios

Loures candidata-se a projetos de eficiência energética

20.12.2018

O Município de Loures apresentou cinco candidaturas ao Aviso n.º Lisboa-03-2017-27 – Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, do programa Lisboa 2020.

• Pavilhão Paz e Amizade_ambiente

Tratam-se de projetos que visam a implementação de medidas de eficiência energética em infraestruturas e equipamentos que estão sobre a gestão direta da Autarquia.

Para o efeito, foram selecionados três edifícios – o Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, a Escola Básica n.º 3 de Sacavém e o edifício do Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Loures –, vários troços de estrada e o Parque Adão Barata, em Loures para renovação da iluminação pública.

As três intervenções ao nível do edificado, que representam um investimento superior a seiscentos mil euros, vão contemplar o isolamento das coberturas, a substituição de envidraçados, de sistemas de climatização e de iluminação interior, mas também a integração de energia solar térmica e a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo.

No que diz respeito à iluminação pública, será instalada iluminação LED, preparada para a telegestão e com regulação de fluxo, em diversos troços de estrada em Sacavém, Santo António dos Cavaleiros, Infantado e junto ao Hospital Beatriz Ângelo, num investimento superior a novecentos e cinquenta mil euros.

Recorde-se que a intervenção no Parque Adão Barata, contabilizada no investimento referente à iluminação pública, teve início no mês de novembro e já se encontra concluída.