Loures

Parque Adão Barata já tem iluminação LED

19.12.2018

O Município de Loures procedeu à instalação de iluminação com tecnologia LED no Parque Adão Barata, em Loures, no âmbito de um projeto-piloto que integra a candidatura ao concurso Eficiência nas Infraestruturas Públicas da Administração Local.

• iluminação led pab

O projeto contemplou a substituição da iluminação convencional por tecnologia LED, a instalação de um sistema de gestão, que permite gerir os níveis de fluxo das luminárias, bem como a integração da telegestão. Este foi um investimento superior a 70 mil euros que irá permitir uma redução anual na fatura energética na ordem dos onze mil e quinhentos euros, dado o número de luminárias existentes no Parque Adão Barata, 155, que utilizavam iluminação já considerada obsoleta e, por isso, com maior consumo energético.

Recorde-se que, no âmbito do Observatório de Sustentabilidade do Município, foi criada uma parceria entre os departamentos de Ambiente e Obras Municipais e a Agência Municipal de Energia e Ambiente de Loures, que visa desenvolver projetos de melhoria da eficiência energética nos espaços públicos.

Foi através desta parceria que o Município de Loures se candidatou ao Aviso n.º Lisboa-03-2017-27 - Eficiência nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, do programa Lisboa 2020. Um apoio financeiro que pode chegar aos 50% do valor investido em projetos que contemplem a implementação de medidas de eficiência energética, nas infraestruturas e nos equipamentos existentes da administração local.