Mais perto de si!

A Presidência em Fanhões

26.09.2018

Durante dois dias, 21 e 22 de setembro, a freguesia de Fanhões foi a ‘capital’ do concelho de Loures. A Administração Municipal instalou-se na freguesia, aproximando a gestão municipal das realidades locais.

• Presidência aberta em Fanhões

Auscultar a população, visitar e tomar contacto direto com as situações a atender, promover e apresentar as grandes opções municipais para cada local são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Aquela que foi a terceira de uma série de iniciativas sob o lema Mais perto de si! – depois de Lousa e da Portela – começou com o Hastear da Bandeira do Município no edifício da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões.

De seguida, vários membros do Executivo Municipal, liderado por Bernardino Soares, iniciaram um périplo por toda a freguesia, visitando escolas, instituições religiosas, coletividades, empresas e vários locais emblemáticos da região, dialogando com a população, empresários, dirigentes associativos, entre outros.

No primeiro dia desta Presidência em Fanhões, os autarcas visitaram a Escola Básica de Fanhões, o Instituto Bíblico, de Fanhões, a instituição Desafio Jovem, a empresa Lecifarma, o Centro de Dia de Ribas de Baixo, os lavadouros de Ribas de Cima, o Futebol Clube Ribadense, a Sociedade Recreativa de Ribas de Baixo e o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Fanhões.

O segundo dia de A Presidência em Fanhões contemplou visitas à Galeria “Zé da Clara”, na Torre da Besoeira, ao Monumento Nacional da Anta de Casainhos, a homenagem aos Combatentes da Batalha de La Lys e ao Grupo dos 31, bem como a passagem pela Sociedade Recreativa de Casainhos, Sporting Clube de Casainhos, visita ao futuro espaço do Núcleo Museológico do Calceteiro e encontros com representantes da comunidade católica, Clube de Caçadores de Fanhões e Clube Terra-a-Terra.

Novos projetos apresentados

A Presidência em Fanhões ficou marcada pela apresentação de projetos que a Câmara Municipal de Loures pretende desenvolver nos próximos tempos.

Um deles é a reabilitação do Parque Municipal do Cabeço de Montachique. A Autarquia anunciou um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros para a requalificação do parque, que será desenvolvida de forma faseada. Está prevista a criação de um Centro de Interpretação Florestal, espaços para campismo e caravanismo, salas multiusos, zona de restauração, entre outras valências.

Outro dos projetos apresentados foi as Bibliotecas Municipais Aqui, uma plataforma que permite aos cidadãos requisitar livros das bibliotecas municipais sem ter de se deslocar a Loures ou a Sacavém. Numa pareceria com as juntas de freguesia, pretende-se que sejam estas autarquias locais a servir de interlocutor com o Município, de modo a fazer chegar, de forma mais cómoda, os livros às pessoas.

À semelhança das edições anteriores, na Presidência em Fanhões houve ainda tempo para o atendimento à população por parte do Executivo Municipal.

Na sessão pública de encerramento, realizada no edifício da sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, foi feito o balanço destes dois dias de contactos com a população e forças vivas da freguesia.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, do vice-presidente, Paulo Piteira, dos vereadores Maria Eugénia Coelho, António Pombinho, Sónia Paixão, António Marcelino, Ivone Gonçalves, do presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Leão, e do presidente da Junta de Freguesia de Fanhões, Jorge Simões.