Câmara de Loures vai requalificar Parque de Montachique

26.09.2018

A Câmara Municipal de Loures apresentou, no dia 22 de setembro, o projeto de requalificação para o Parque Municipal do Cabeço de Montachique.

• Câmara de Loures vai requalificar Parque de Montachique

Este parque florestal, com uma área de 33 hectares, e totalmente vedado, recebe anualmente cerca de 60 mil utentes, e será alvo de um projeto de requalificação.

A requalificação, orçada em 1,7 milhões de euros, será realizada de forma faseada e poderá iniciar-se já no próximo ano. O projeto apresentado prevê a criação de um Centro Interpretativo, uma zona de restauração, camaratas, salas multiusos, áreas para campismo e caravanismo dentro do parque. Está também prevista a requalificação de todas as infraestruturas, reabilitação dos espaços desportivos e de lazer, valorização da galeria ripícola com a implementação de um complexo de charcos, jogos de água didáticos, hortas, pomares e áreas de estadia.

O projeto de requalificação apresenta uma forte aposta ao nível da sustentabilidade ambiental, com a introdução de soluções e sistema que permitem a redução e a dependência energética de energias fósseis.

A Câmara Municipal de Loures pretende, assim, melhorar a atual oferta existente no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, complementando-a também com a valorização do seu património natural, incrementando o conhecimento e envolvimento dos seus utentes na sua proteção.