8 de setembro

Loures assinala Dia Internacional da Alfabetização

07.09.2018

A Câmara Municipal de Loures assinala o Dia Internacional da Alfabetização, a 8 de setembro, revelando os números do concelho e dando a conhecer o que tem vindo a ser feito no combate a este flagelo.

24115

Recorde-se que nos anos 70, em Portugal, um em cada quatro portugueses não sabia ler (25%), tendo este valor descido para 18,6%, no início da década de oitenta. Apesar de esta taxa rondar, atualmente, os 5%, Portugal continua no topo da tabela dos países europeus com maior taxa de analfabetismo.

No nosso concelho, os valores da população sem nível de escolaridade encontram-se abaixo do total nacional, representando 3,61% da população.

Na tentativa de reduzir ainda mais este número, a Câmara Municipal de Loures implementou, no ano letivo de 2015/2016, os Cursos de Alfabetização Certificados (EFA), que resultam de uma parceria da Rede Social, com o IEFP, a Segurança Social e os Agrupamentos de Escolas do concelho.

Estes cursos são dinamizados numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, enquanto instrumento promotor da reinserção socioprofissional dos indivíduos. São direcionados para um público-alvo específico, designadamente, beneficiários de Rendimento Social de Inserção e desempregados de longa duração, e visam capacitar os indivíduos para a aquisição das competências necessárias à sua integração social e condições de empregabilidade, de forma a melhorar a sua qualidade de vida.

Desde do ano letivo 2015/16 já foram criadas 26 turmas do Curso EFA, em diferentes graus de certificação (1º, 2º, 3º ciclos e secundário), abrangendo um total de 637 indivíduos envolvidos no projeto.

Neste ano letivo que se inicia, 2018/19, para além dos cursos ministrados na Apelação, Sacavém, São João da Talha e Loures, o projeto será alargado a Camarate, garantindo o acesso à escolarização e formação a um número cada vez maior de munícipes.