Ocupação de Tempos Livres

Entrega de diplomas aos participantes no programa Jovens na Autarquia

05.09.2018

No Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, decorreu, a 4 de setembro, a cerimónia de entrega de diplomas aos participantes no programa de Ocupação de Tempos Livres – Jovens na Autarquia.

• Entrega de diplomas aos participantes no programa Jovens na Autarquia

Antes da entrega dos diplomas de participação, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, salientou a importância da realização deste programa para “que os jovens tenham uma noção sobre como funciona a sua Autarquia” e que este “possa constituir uma mais-valia do ponto de vista curricular”.

Paulo Piteira referiu o facto de o programa Jovens na Autarquia ser um programa renumerado, mas não um estágio, com os jovens a terem acesso aos mesmos benefícios dos restantes trabalhadores. O objetivo do Município foi fugir à filosofia atual, “porque o país está cheio de programas de estágios não renumerados, tendo-se chegado à extraordinária situação em que há gente que tem de pagar para estagiar”, disse.

No balanço da experiência, os jovens consideraram-na como positiva e enriquecedora, não só pelo contacto que tiveram com a estrutura e o funcionamento da Autarquia, como também pelo conhecimento que adquiriram sobre o concelho e a sua história.

Promovido pela Câmara Municipal de Loures, a terceira edição deste programa contou com a participação de 36 jovens, residentes no concelho de Loures, que tiveram um primeiro contacto com as atividades profissionais da Autarquia. Integrado no Plano de Intervenção Municipal para a Juventude, este programa tem o intuito de ocupar os tempos livres dos jovens, levando-os, em contexto real, a adquirem aptidões e competências laborais.

Com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos, e o 3.º ciclo do ensino básico concluído, os jovens foram distribuídos por 17 unidades orgânicas da Autarquia, em dois turnos distintos: de 2 a 31 de julho e de 1 a 31 de agosto.