25.º aniversário

Loures e Maio reafirmam compromisso de cooperação

16.07.2018

O Município de Loures assinalou os 25 anos de geminação com a ilha do Maio, de Cabo Verde.

• Loures e Maio reafirmam compromisso de cooperação

Promoveu o seminário Parcerias para o desenvolvimento, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, no dia 11 de julho, constituindo-se como um espaço de reflexão e debate sobre o desempenho das autoridades locais, enquanto agentes ativos de cooperação na melhoria da qualidade de vida das populações.

“É um momento de retrospetiva e perspetiva de futuro em relação a um trabalho que corresponda ao que a comunidade entende como prioritário, devendo ganhar alguma imunidade a ciclos financeiro e político”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, constatando o reforço do empenhamento nesta cooperação, porque “somos um território que se orgulha de acolher mais de uma centena de nacionalidades diferentes”.

A partilha de experiências e a capacidade de receber diversas culturas foram igualmente salientadas pelo presidente da Câmara do Maio, Miguel Rosa, como forma de responder a um “tempo de desafios, porque temos uma ilha em profunda transformação para receber novos investimentos. Somos um Município com os melhores indicadores sociais, nomeadamente no que concerne ao emprego, habitação própria e ligação domiciliária à rede de abastecimento de água”.

Sendo as condições de vida fundamentais para permitirem a permanência num território, “a solução de fundo, em particular no continente africano, passa pelo desenvolvimento”, mencionou Bernardino Soares que, abordando o atual momento na União Europeia, avançou “a necessidade premente de acentuar que os problemas, como as migrações ou fluxos de refugiados, só se resolvem capazmente ajudando a promover o desenvolvimento dos países de origem”.

A finalizar o ato simbólico, o dirigente do Município de Loures entregou a Chave do Concelho ao autarca da ilha do Maio.

Na cerimónia das comemorações, também estiveram a vereadora da Autarquia de Loures, Maria Eugénia Coelho; a Comissão Europeia em Portugal, representada por Joana Cruz; Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P., por Sandra Magalhães; o presidente do Conselho Executivo da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, Francisco Rocha Gonçalves; e o Instituto Marquês de Valle Flôr, através de Hermínia Ribeiro.

Auspiciando a continuidade desta parceria, Loures e Maio reafirmaram o compromisso de cooperação entre os dois municípios.

Exposição Loures – Maio, 1993»2018

A exposição, intitulada Raízes da cooperação: Cidadania e solidariedade, estará patente até ao dia 3 de agosto, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

A relação com a ilha do Maio é mostrada através de textos, fotografias e conteúdos multimédia sobre o apoio nas áreas de educação, formação profissional, desporto, saúde, planeamento, urbanismo e infraestruturas, bem como na organização de serviços e intercâmbio cultural.

“Loures foi pioneiro na abertura da ligação com o exterior. É um exemplo paradigmático do sucesso de cooperação”, manifestou Miguel Rosa.